CURRÍCULO
Semed entrega Documento Curricular do Território Maranhense às instituições de ensino
Durante evento foi apresentada adesão ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão
Publicado em: 10/04/2019 por Sara Ribeiro
Em reunião com instituições de ensino do município, a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nesta quarta-feira, 10, apresentação e distribuição do Documento Curricular do Território Maranhense. Encontro ocorreu no Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi da Universidade Aberta do Brasil, UAB, Praça União.
Participaram gestores das 148 escolas e creches, unidades de apoio a educação, como UAB, Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Siadi, Biblioteca Pública; escolas particulares, Sindicatos, Associação de gestores, Conselho Municipal de Educação e Rotary. Além da participação de instituições estaduais.
Documento recém elaborado, todo processo de construção foi apresentado pela articuladora do município, Maria Elinete Gonçalves. Ao final, houve entrega do livro a todas as entidades. “Os municípios maranhenses aderiram a proposta de fazer um currículo coletivo e teve uma equipe de redatores para formulação. É um documento que vai atender todas as instituições, da educação infantil e ensino fundamental, norteado pela Base Nacional Comum Curricular”, explicou.
A secretária ajunta de ensino, Nilcea Martinho, elogiou todo processo de construção do documento. “Fomos o quarto estado no país a conseguir concluir esse documento. Hoje temos um material que tem nosso perfil, aquilo que queremos para o Maranhão, com nossas particularidades. Claro que podemos melhorá-lo, mas é um avanço muito grande ao que diz respeito à parte pedagógica”, destacou.
Em um segundo momento, com os profissionais da rede municipal, equipe da assessoria pedagógica apresentou adesão do município ao Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem no Maranhão. “Com o programa espera-se enfrentar a exclusão escolar e fortalecer as ações voltadas para a qualificação dos espaços e práticas escolares, a fim de um atendimento educacional inclusivo e qualitativo as todas as crianças, jovens e adultos”, explicou a técnica responsável pelas demandas dos anos iniciais, Rinalva Sales.