INCENTIVO

Educação municipal investe em pesquisa e iniciação científica

Professores receberam capacitação para desenvolverem atividades nas escolas

Publicado em: 27/03/2018 por Sara Ribeiro

Educação municipal investe em pesquisa e iniciação científica

Professores participam de formação sobre o projeto “Pesquisadores do Século XXI" (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, lançou o projeto “Pesquisadores do Século XXI”, direcionado ao ensino fundamental, 6º ao 9º ano, para promover formação em iniciação científica para professores e alunos. Além disso, tem o intuito de organizar a I Mostra Científica Municipal, com destaque aos projetos desenvolvidos durante o ano. Com participação de 97 professores das diversas áreas de conhecimento, tanto da zona urbana e rural, encontro foi realizado, no último dia 22, para apresentação da iniciativa e formação dos presentes para atuação como multiplicadores nas suas respectivas escolas.

“O diferencial deste momento foi a participação voluntária dos professores, que realizaram inscrição nas suas escolas. Também não estipulamos área de atuação, pois entendemos que a pesquisa acontece em todos as áreas, seja ciências sociais ou naturais” – relatou a coordenadora dos anos finais, Maria Elinete Gonçalves.

A formação garantiu material didático, com manual de orientações para elaboração de projetos de pesquisa no ensino fundamental, confeccionado pela equipe pedagógica da Semed.  “O material de apoio para ser socializado com os demais professores das escolas está totalmente voltado para que o aluno realmente possa desenvolver o passo a passo das pesquisas com linguagem de fácil entendimento” – explicou uma das elaboradoras, Socorro Bezerra.

Professora da disciplina de geografia dos anos finais na Escola Prof. José de Queiroz, Caroline Moreira Melo, afirmou que o encontro foi rico na aprendizagem e em compartilhar saberes. “O encontro começou fortalecendo nosso olhar sobre os motivos pra ser pesquisador e orientar os alunos a sê-lo. Podemos enfatizar que o melhor dessa prática é fazer com que o aluno seja autor de sua própria aprendizagem, levando-o a buscar sempre mais” – destacou.

Sendo a primeira etapa do projeto, os próximos passos acontecem nas escolas com multiplicação para os professores, o desenvolvimento de pesquisas e exposição nas feiras de ciências.