PLANEJAMENTO

Técnicos da educação municipal reúnem-se para estudar a BNCC

Encontro objetiva analisar e discutir o documento para elaboração dos currículos

Publicado em: 02/05/2018 por Luana Barros

Técnicos da educação municipal reúnem-se para estudar a BNCC

Encontro tem como foco conhecer amplamente a BNCC para orientar escolas que compõe a rede (Foto: Assessoria)

Na segunda-feira,30, técnicos representantes de todos os setores do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Semed, participam de estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento, homologado dia 20 de dezembro de 2017, precisa ser estudado e analisado para que comece a discussão para elaboração dos currículos.

“Este momento proporcionado pela Secretaria de Educação tem como objetivo pensar na estruturação e organização de propostas para o currículo do Sistema Municipal de Ensino. Além disso, devemos conhecer amplamente o BNCC para que possamos orientar as escolas que compõe a rede”, explicou Maria Elinete Gonçalves Pereira, coordenadora dos Anos Finais da Semed.

O BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Além disso, estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.