IMPERATRIZ 173 ANOS
Entrega da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Iolanda Eulina de Souza Cortez marca as comemorações dos 173 anos de Imperatriz
A unidade de ensino atenderá 300 crianças nas turmas de berçário, maternal I e II, e pré-escola, nas idades entre 1 e 5 anos
Publicado em: 15/07/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
Inauguração oferece espaço amplo e adequado para melhorar o atendimento na Educação Infantil, destaca a gestora Francisca de Sousa Santos. (Foto: Assessoria)
Como parte das celebrações pelos 173 anos de Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entregou uma nova estrutura educacional à comunidade. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iolanda Eulina de Souza Cortez foi inaugurada nesta terça-feira (15) e beneficiará a população dos bairros Parque Imperial, Parque Alvorada e Vilinha, atendendo cerca de 300 crianças, com idades entre 1 e 5 anos, nas turmas de berçário, maternal I e II e pré-escola.
A EMEI Professora Iolanda Eulina de Souza Cortez, que recebe o nome em homenagem a uma grande educadora da cidade, conta com oito salas de aula, refeitório, setor administrativo com diretoria, secretaria, sala de reunião, banheiros adaptados para as turmas de ensino em tempo integral, entre outros espaços, totalizando uma área de 1.347,55 m².
Para a professora Samara Costa dos Reis, mãe do aluno Arthur, que antes estudava na Creche Esperança, destacou a importância da nova unidade para a comunidade. “Estamos ganhando com essa nova creche. Realmente estávamos precisando de uma estrutura desse porte aqui no bairro, que atende famílias da localidade. A escola ficou linda, com salas amplas, climatizadas, e isso faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças. Só temos que agradecer por esse avanço”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, destacou que a inauguração da nova creche representa um importante avanço para a educação infantil em Imperatriz. “O equipamento escolar é um presente para a cidade nos seus 173 anos e também uma homenagem à professora Iolanda Eulina de Souza Cortez, que teve uma contribuição fundamental para a educação de Imperatriz, especialmente na formação de professores e na construção de políticas públicas educacionais. Além disso, a nova unidade foi pensada com foco na qualidade do ensino, na valorização dos profissionais da educação e no respeito à inclusão, oferecendo um ambiente adequado para o aprendizado e desenvolvimento das crianças, como ela sempre defendeu em sua trajetória”, destacou.
Segundo a gestora da unidade de Educação Infantil, Francisca de Sousa Santos, a inauguração do novo prédio chegou em um momento muito necessário, considerando que, anteriormente, a equipe trabalhava em um espaço alugado que não atendia às necessidades básicas de infraestrutura. “Agora, temos um ambiente amplo, confortável e adequado tanto para os profissionais quanto para as crianças. Teremos melhores condições para acolher as famílias e proporcionar um atendimento mais adequado aos alunos”, afirmou.
Homenagem a uma trajetória dedicada à educação
Iolanda Eulina de Souza Cortez nasceu no dia 10 de julho de 1940, na cidade de Campo Redondo, no estado do Rio Grande do Norte. Na década de 1970, veio para o Maranhão com a família, o esposo e os quatro filhos. A professora iniciou seus trabalhos na educação de Imperatriz e da Região Tocantina em instituições particulares e foi selecionada para atuar na rede pública em 1983.
Na década de 1990, foi aprovada em concursos públicos do município e do estado. Em 1995, ingressou na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como professora e passou a ministrar disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciatura até sua aposentadoria. Também lecionou na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), atuando no curso de Pedagogia. A professora participou de movimentos de educação, movimentos político-partidários, associações de moradores, Pastoral do Idoso e realizou trabalho voluntário na Associação de Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE) durante toda a sua caminhada.
A filha da homenageada, Daniela de Sousa Cortez, expressa com carinho a importância da professora Iolanda e o trabalho realizado no meio educacional de Imperatriz. “Sinto muita emoção em saber que todo o trabalho e a história da minha mãe permanecem vivos até hoje entre todas as pessoas que conviveram com ela; suas posturas e seu posicionamento de acreditar no papel, na função social e política da educação, dando esperança aos meninos e meninas no ensino”, pondera.