Notícias

COMPETIÇÃO

Equipes de robótica da Rede Municipal conquistam três prêmios no Torneio SESI de Robótica

As equipes da Escola Municipal Antônio Leite de Andrade e da Escola Municipal Frei Manoel Procópio foram finalistas nas categorias Técnico Destaque da Temporada e Design do Robô

Publicado em: 11/02/2026 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Equipes de robótica da Rede Municipal conquistam três prêmios no Torneio SESI de Robótica

Imperatriz marcou presença com 24 estudantes de quatro escolas municipais, acompanhados por professores de robótica e pela coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da SEMED. (Foto: Assessoria)

Duas equipes de robótica da Rede Municipal de Ensino conquistaram três premiações no Torneio SESI de Robótica, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, em São Luís (MA). O evento contou com a participação de 639 estudantes e reuniu equipes do SESI Escolas, além de instituições públicas, privadas e grupos independentes do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Paraná, Pará, Paraíba e Alagoas.

O prêmio "Técnico Destaque da Temporada" é concedido aos professores que se destacam pelo desempenho e pela qualidade do trabalho desenvolvido nas atividades de robótica ao longo da competição. Nessa categoria, o 1º lugar foi conquistado pelo professor Daniel Reis da Silva, da Escola Municipal Antônio Leite de Andrade, e o 2º lugar ficou com o professor Shesman Renato dos Santos Gonçalves, da Escola Municipal Frei Manoel Procópio.

Já a categoria “Design do Robô”, que avalia critérios como criatividade, funcionalidade e qualidade da construção do protótipo, garantiu à Escola Municipal Frei Manoel Procópio o 2º lugar. Além das premiações, a unidade escolar também passou a integrar a lista de suplência para a etapa nacional da competição, que ocorrerá em São Paulo, em março, mantendo-se apta a avançar para a próxima fase do torneio.

Reconhecido como "Técnico Destaque da Temporada" e segundo lugar na categoria "Design do Robô", o professor de Robótica da Escola Municipal Frei Manoel Procópio e técnico da equipe “FreiPro Robotics”, Shesman Renato dos Santos Gonçalves, destacou a participação no evento como uma experiência transformadora.

“Participar do Torneio de Robótica SESI FIRST® LEGO® League Challenge FLL Unearthed 2025/2026 é uma experiência ímpar. O evento envolve desde a montagem das equipes, pesquisas e desenvolvimento do projeto de inovação, até o design do robô e a estratégia para o desafio na mesa. Trabalhar junto com os alunos e acompanhar o crescimento deles, com a aplicação interdisciplinar dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, evidencia o protagonismo estudantil e demonstra como o aprendizado os prepara para os desafios ao longo da vida. Foi nossa primeira participação no evento, de muitas que ainda virão”, afirmou.

A delegação de Imperatriz contou com 24 estudantes, distribuídos em quatro unidades de ensino, com seis alunos em cada uma: Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Paulo Freire, Antônio Leite de Andrade e Dom Pedro I, esta última localizada no povoado Coquelândia. O grupo foi acompanhado pela coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), além de quatro professores de robótica, que atuaram como técnicos principais, e coordenadoras pedagógicas, responsáveis pela função de técnicas suplentes.

A coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Conceição Oliveira, avaliou como positiva a participação dos estudantes no torneio e afirmou que as expectativas já eram altas devido ao treinamento e a orientação prévia oferecidos às equipes.

Segundo ela, mesmo com a preparação, o desempenho dos alunos superou o esperado. “Apesar de ser a primeira participação na competição, eles demonstraram desenvoltura, rápida adaptação ao ambiente e entregaram o seu melhor, impulsionados pela orientação recebida”, afirmou. A coordenadora também ressaltou o envolvimento de professores e estudantes ao longo do processo, o que resultou em conquistas expressivas. “Em uma única categoria, conquistamos dois prêmios, o primeiro e o segundo lugar na premiação técnica, em um universo de 40 equipes participantes”, explicou.

Para Conceição Oliveira, os resultados obtidos refletem o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino na área de inovação e tecnologia, colocando Imperatriz em nível equivalente ao de instituições de destaque no setor. “Agradecemos ao prefeito Rildo Amaral e a Secretária Municipal de Educação, Genilza Sipião, pela oportunidade contínua. A participação é vitoriosa não apenas pelos troféus, mas pelo aprendizado adquirido. Para os alunos, o conhecimento contribui para a vida pessoal e profissional. Para os professores, representa uma oportunidade de aprimoramento e troca de experiências com profissionais de outros estados, fortalecendo uma educação inovadora e responsável”, concluiu.

Notícias