Notícias

INAUGURAÇÃO

Escola Municipal Dolores Carvalho é entregue à população de Imperatriz

Nova unidade de ensino do munícipio tem capacidade para atender 662 estudantes nos três turnos

Publicado em: 22/01/2026 por Nayane Brito

Escola Municipal Dolores Carvalho é entregue à população de Imperatriz

Escola Municipal Dolores Carvalho é inaugurada nesta quinta-feira (22) para atender a comunidade da Grande Vila Redenção I e Vila Lobão. (Foto: Dávila Henrique)

A comunidade da grande Vila Redenção I e Vila Lobão celebrou, na manhã desta quinta-feira, 22 de janeiro, às 8h30, a inauguração da Escola Municipal Dolores Carvalho. A unidade escolar foi entregue oficialmente à população pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a consolidação dos investimentos na educação pública do município.

Anteriormente denominada Escola Municipal Núcleo Santa Cruz, a instituição está localizada na Rua Glauber Rocha, nº 68, no bairro Vila Redenção I. Fundada em 20 de agosto de 1997 pelas professoras Dolores Carvalho Santos e Eva Rocha do Nascimento, a escola atende atualmente 662 estudantes, distribuídos em três turnos. O Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, funciona nos turnos matutino e vespertino, enquanto o turno noturno é destinado à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, a entrega da Escola Municipal Dolores Carvalho simboliza o compromisso da gestão com a recuperação, a valorização e a qualidade da educação pública no município. “Quando entramos nesta escola, encontramos abandono, hoje entregamos uma escola nova, reconstruída com dignidade. Eu conheço esse desafio de perto, porque sou da escola pública e acredito que ela é o caminho para transformar vidas. Faço questão de qualidade: se não estiver bom, refaz; se estiver sujo, pinta de novo, porque nossos alunos merecem o melhor. Aqui, nesta comunidade, temos exemplos de que a educação pública funciona e transforma, como tantos filhos deste bairro que venceram pelo estudo. É uma honra lutar todos os dias por Imperatriz e seguir investindo em educação para construir uma cidade mais justa e com mais oportunidades para todos”, destacou.

O novo nome da escola presta homenagem à professora Dolores Carvalho Santos, uma das fundadoras da unidade, reconhecida por sua dedicação ao ensino e pela relevante contribuição à história educacional e social da comunidade. A escola tem como missão promover a formação de estudantes críticos, autônomos e participativos, preparados para o exercício consciente da cidadania, pautada no respeito aos direitos e deveres e na construção de uma sociedade justa e igualitária.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, a entrega da unidade vai além da estrutura física e representa um investimento completo na qualidade do ensino. Estamos entregando hoje não apenas um prédio, mas uma escola totalmente climatizada, com centrais novas, mobiliário e material permanente. Agradeço a todos os secretários, servidores, pais e alunos presentes. E faço um pedido à comunidade: cuidem deste prédio, cuidem deste patrimônio, que também pertence às futuras gerações de Imperatriz. Compreendemos a magnitude de cada conquista na área da educação, pois a entrega de uma escola representa a concretização de um espaço público para toda a comunidade”, garantiu.

A solenidade reuniu autoridades da gestão municipal, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Câmara de Vereadores de Imperatriz, além da gestora escolar Maria da Guia Carvalho Gonçalves, de Regina Carvalho Santos, filha da professora homenageada, e de Evanilde Dias Souza, representante da comunidade escolar, que compuseram a mesa de honra. A programação contou ainda com apresentações culturais e foi encerrada com o descerramento da placa inaugural, marcando oficialmente a entrega da Escola Municipal Dolores Carvalho à população.

A gestora escolar, Maria da Guia Carvalho Gonçalves, destacou o significado histórico e emocional da inauguração para a comunidade. “A inauguração da Escola Municipal Dolores Carvalho é a realização de um sonho construído com fé, união e resistência da comunidade escolar. Esta escola carrega uma história que atravessa gerações e homenageia uma educadora que ajudou a construir cada sala de aula. Hoje entregamos um espaço digno, onde nossos alunos são acolhidos com respeito, amor e compromisso com a educação pública de qualidade. Agradecemos à Prefeitura de Imperatriz, à SEMED e a toda a comunidade que nunca desistiu de acreditar”, ponderou.

A mãe dos alunos Maria Lauanda e Benjamin, Luciana Miranda Barros, autônoma, também destacou a importância da nova estrutura para o desenvolvimento dos estudantes. “Com certeza vai contribuir, porque aqui tem mais espaço e eles terão mais oportunidades. Em escolas que não dispõem de uma estrutura adequada, os alunos acabam tendo menos interação. Na unidade anterior, por exemplo, não havia tantos espaços como os que temos agora. Destaco principalmente a biblioteca, um ambiente dedicado à leitura, que ficou muito bonito”, afirmou.

Notícias