Guarda Municipal

CAPACITAÇÃO

Agentes da GMI recebem certificados de conclusão II Estágio de Operador de Romu (EOR) 2024

Publicado em: 29/04/2024 por Dema de Oliveira

Os GMIs estão habilitados e capacitados para exercerem mais essa função e estão prontos para auxiliarem às demais forças de segurança da cidade (Foto: Edmara Silva)

Oito integrantes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), entre homens e mulheres, receberam certificados de conclusão do II Estágio de Operador de Romu (EOR) 2024. Também concluíram o curso e receberam certificados, dois agentes da Guarda Municipal de Itinga e dois policiais penais. Cerimônia aconteceu na manhã de sábado (27), na quadra do Ginásio Fiqueninho, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, no bairro Nova Imperatriz.

Evento contou com as presenças do comandante da GMI, Valterly Barros; secretário titular da Secretaria de Governo (Segov), Eduardo Albuquerque, que representou o prefeito Assis Ramos; titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Wilson Filho; GM, Cristyan Oliveira, coordenador geral da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), além de outras autoridades constituídas, formandos e familiares.

Os oito agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), os dois agentes da Guarda Municipal de Itinga, e os dois policiais penais, passaram 12 dias de intensas atividades, que culminaram com a conclusão do II EOR, e a consequente entrega dos certificados. Esta é mais uma qualificação, dentre todas que já foram feitas anteriormente, como ROMU, Motocicletas, Tiro, Manuseio de Armamentos, habilitação para condutor de embarcação.

Os GMIs estão habilitados e capacitados para exercerem mais essa função e estão prontos para auxiliarem às demais forças de segurança da cidade. O treinamento tem a proposta de efetivar operações com maior segurança.

O comandante da GMI, Valterly Barros, destacou o esforço de todos que participaram e concluíram o curso e agradeceu o apoio de todas as instituições que direta ou indiretamente contribuíram para que o II EOR, tivesse o seu curso normal com sucesso. “Tivemos muito trabalho, porque a jornada foi árdua, mas com a certeza de que nossos GMIs, estão capacitados para quando em suas ações, necessitarem das técnicas do ROMU. Agradeço penhoradamente ao prefeito Assis Ramos e o apoio de todas as instituições, que direta ou indiretamente, para o II EOR, tivesse o seu curso normal e com sucesso”.

O secretário titular da Segov, Eduardo Albuquerque, destacou a realização do curso, e lembrou que a GMI é um dos legados da gestão do prefeito Assis Ramos. “Gostaríamos de parabenizar a GMI, que é um dos legados da gestão do prefeito Assis Ramos, que entre outras várias qualificações, tem mais essa do ROMU e esse ano, com o II EOR, está mais capacitada ainda para exercer sua função, dando segurança ao cidadão imperatrizense”.

As Instituições que contribuíram para a realização do curso II Estágio de Operação de Romu, foram: Polícia Civil do Maranhão (PC-MA); Polícia Militar do Maranhão (PM-MA); Polícia Penal do Maranhão – Força de Pronto Emprego (FPE); Centro Tático Aéreo – (CTA); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Raiado Tactical Training; Guarda Metropolitana de Palmas (GMP); Guarda Municipal de Castanhal (GMC); Guarda Municipal de Itinga (GMI); além da anfitriã, Guarda Municipal de Imperatriz (GMI).

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), instituída no dia 7 de dezembro de 2021, por meio do decreto municipal 123, é o grupamento especializado da GMI, responsável por realizar o patrulhamento tático, combatendo diretamente a criminalidade em Imperatriz. É uma tropa de segundo esforço que, conforme demonstra a sua heráldica, foi instituída visando proteger o cidadão e a cidadã imperatrizense.

Atualmente a ROMU conta com 14 operadores, sendo 3 mulheres e 11 homens, atuando 24 horas. Os pioneiros da ROMU de Imperatriz, foram 9 bravos guerreiros, que saíram do conforto de seus lares, em busca de cursos operacionais para obterem com conhecimentos técnicos nos estados do Tocantins, Pará e São Paulo, com o fim de aperfeiçoar o trabalho que já era desenvolvido pela GMI. Entre os dias 22 de outubro e 31 de outubro de 2021, foi realizado o 1º Estágio de Operador de Romu-I (EOR) em Imperatriz, que capacitou 16 operadores prontos para integrarem o grupamento. No dia 15 de abril de 2024, teve início o II EOR, com 13 alunos inscritos e 8 obtiveram êxito, durante o estágio. Foram desenvolvidas 25 disciplinas em regime de semi-internato, com instrutores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará.

Guarda Municipal