Guarda Municipal

CELEBRAÇÃO

GMI inicia comemoração de quatro anos de atividades

Nesta terça-feira (19), foi realizada exposição de materiais e equipamentos operacionais e amanhã culto em ação de graças e café da manhã no quartel da instituição

Publicado em: 19/03/2024 por Dema de Oliveira

GMI inicia comemoração de quatro anos de atividades

Nesta terça-feira (19), foi realizada exposição de materiais e equipamentos operacionais, em stand montado na praça anexa a Prefeitura de Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

Implantada na gestão do prefeito Assis Ramos, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), completa quatro anos de atividades nesta quarta-feira (20).

Nesta terça-feira (19), foi realizada exposição de materiais e equipamentos operacionais, em stand montado na praça anexa a Prefeitura de Imperatriz, e, nesta quarta-feira (20), culto em ação de graças e café da manhã no quartel da instituição, localizado na Rua Gonçalves Dias, no centro da cidade. Desde a sua fundação a corporação vem ampliando a qualidade dos serviços prestados aos imperatrizenses.

Entre as autoridades presentes durante a exposição, esteve o primeiro comandante da GMI, José Ribeiro de Oliveira, que foi o responsável pela criação, armamentos, frota inicial e os vários cursos de qualificação, hino, fardamento da GMI. “A gente desenvolveu todo esse trabalho, de processar todos os atos necessários, para efetivação da GMI. Tudo que precisava ser feito, a gente fez, a partir da regulamentação da lei, concurso público, formação, qualificação dos guardas, elaboração de fardamento, elaboração de todas as normas internas da administração, aquisição de materiais e até o hino da corporação. Iniciamos esse pontapé com solidez e preparo para que a guarda realmente fosse referência na região, como acabou acontecendo”, destacou José Ribeiro.

O comandante da GMI, Valterly Barros Costa, falou da realidade da GMI. “Desde março de 2020, que a GMI é uma realidade em Imperatriz. Trata-se de uma Guarda armada, bem preparada, e vem mais novidade por aí”, pontuou.

O GMI Marcelo Augusto, fez uma análise destes quatro anos de atividades da GMI. “Primeiramente gostaria de agradecer o prefeito Assis Ramos, por todos os investimentos dispensados a s os investimentos dispensados a Guarda Municipal de Imperatriz. Prefeito desde o início pensou em uma guarda armada e hoje possuímos equipamentos da mais alta qualidade, como as carabinas CTT 40, pistolas, espingardas, colete a prova de balas, material de menor potencial ofensivo, como sparks, sprays. Então, para ter um trabalho de eficiência e qualidade era preciso investimento e esses investimentos foram feitos pela gestão. Nesses quatro sempre tivemos um trabalho efetivo, atuando nas várias frentes de órgãos públicos e no combate direto a criminalidade. Com 79 GMIs, a corporação tem efetivo convencional, como também grupamento especializado, que é a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)”.

A GM Carvalho, destacou que é uma honra fazer parte dessa instituição. “Nesses quatro anos alcançamos excelentes resultados, atuamos em ocorrências diversificadas. A gente tem conseguido dar essa assistência a sociedade, todos trabalhando com muito afinco e no mesmo proposito, que é a segurança do cidadão imperatrizense”.

Histórico da Guarda Municipal

A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz, que é ligada diretamente ao gabinete do prefeito Assis Ramos. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres, mas atualmente são 79 profissionais. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.

Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais. Os letais são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40. Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O prefeito Assis Ramos, destacou que “como Delegado de Polícia, sei da importância dessa guarda para a segurança pública de nossa cidade, é uma guarda equipada, preparada, todos concursados, todos autorizados a usarem armas, tanto letais, como não letais. O objetivo é a cada dia que passa melhorar a corporação, melhorar o efetivo, realização de qualificação periódica, para que eles exerçam suas funções com eficiência, esse é o propósito”.

Guarda Municipal