Guarda Municipal

Guarda Municipal atendeu 73 ocorrências no mês de agosto

Nos primeiros oito meses do ano, foram 547 casos e o destaque continua para as situações de perturbação do sossego público, com a maior incidência de reclamação

Publicado em: 01/09/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal atendeu 73 ocorrências no mês de agosto

A GMI é uma guarda ativa, que está próxima à comunidade, atenta aos problemas que ocorrem nos espaços públicos. (Foto: Edmara Silva)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) divulgou nesta quinta-feira (01), o balanço oficial das ocorrências atendidas durante o mês de agosto de 2022. No total foram 73 ocorrências, 20 a mais do que julho, que registrou 53. As ações têm diversas tipificações penais, que também envovem ameaças, entre outras.

Nos primeiros oito meses do ano, foram 547. Com os 41 casos registrados em agosto, já são 256, mantendo a média de quase a metade de todas as demandas do ano.

O saldo positivo nas operações tem sido possível graças a atenção permanente garantida pela gestão municipal. “O prefeito Assis Ramos tem dado total apoio, garantido investimentos estratégicos em estrutura, armamentos e cursos de qualificação aos agentes, o último realizado no mês de julho com a capacitação para uso de arma longa - carabina CTT.40. Nossa Guarda Municipal é destaque entre as demais do estado do Maranhão e do Nordeste do país”, destaca o comandante Josenildo José Ferreira.

O balanço de agosto e dos demais meses de 2022 revela a importância da atuação da GMI, revelando a preocupação da Prefeitura de Imperatriz com a segurança na cidade. A Guarda também realiza ações integradas com outros órgãos e instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil, órgãos de meio ambiente e de fiscalização do município.

Os números das ações deste ano foram os seguintes: janeiro (66), fevereiro (91); março (34); abril (69); maio (95); junho (66); julho (53) e agosto (73).

Atualmente, com apoio da PM, está sendo realizada as operações Portas Seguras, que visa o combate de arrombamentos e furtos das lojas na área central da cidade. Nessa operação, a GMI adotou o uso de drone, que cobre grandes distâncias, mostrando imagens das ruas e consequentemente a movimentação de pessoas.

Outra operação lançada pela GMI foi a Normalidade Contínua, que tem como objetivo prevenir, garantir e contribuir com os outros órgãos de segurança para a tranquilidade dos imperatrizenses. E a mais recente, outra operação desencadeada se chama Operação Ocupação, que visa ocupar a região do Panelódromo e Shopping da Cidade, no combate a pessoas que usam o espaço para a prática de ações relacionadas ao tráfico e consumo de drogas.

A GMI é uma guarda ativa, que está próxima à comunidade, atenta aos problemas que ocorrem nos espaços públicos, que valoriza a integração com as forças de segurança e os demais órgãos da administração. Isso é um dos fatores que contribui para o combate e a tentativa de reduzir os indicadores de criminalidade na cidade de Imperatriz e os povoados da zona rural.

Guarda Municipal