Guarda Municipal

MEDIDAS

Guarda Municipal reforça patrulhamento pela segurança das escolas de Imperatriz

O prefeito Assis Ramos anunciará nesta sexta-feira (14), em coletiva de imprensa, o protocolo com medidas de segurança

Publicado em: 13/04/2023 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal reforça patrulhamento pela segurança das escolas de Imperatriz

A GMI e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estão alinhadas para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaças e situações de violência nas escolas municipais. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, adotou medidas preventivas para reforçar a segurança nas escolas municipais da cidade, em razão de ataques que têm ocorrido no país. Visando proteção dos alunos e profissionais da educação, todas as unidades escolares já estão contando com a presença de guardas municipais desde a última segunda-feira (10).

O Prefeito Assis Ramos, implantou segurança total para todos, em escolas da rede municipal de ensino em Imperatriz. Segundo o gestor, todas as escolas da sede e da zona rural do município de Imperatriz terão seguranças treinados e detectores de metais. O anúncio do protocolo com diversas medidas que serão colocadas em prática, será feira nesta sexta-feira, 14, em coletiva de imprensa marcada para as 09h no anfieteatro da Escola Municipal Paulo Freire, na Avenida Pedro Neiva de Santana.

“Informo ao corpo docente, discente e aos pais de alunos da rede municipal de ensino de Imperatriz, que a partir da próxima semana, todas as escolas de nossa cidade, zona urbana e rural, terão seguranças treinados para protegerem nossos alunos e educadores. Cada escola será equipada com detectores de metais, assim como será implantado um protocolo rigoroso para alguém ter acesso às escolas”, informou Assis Ramos em suas redes sociais, ainda no início da semana.

O anúncio feito pelo prefeito, foi antes do feriadão da Semana Santa e já na última segunda-feira (10), agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) iniciaram as medidas de segurança, montando Postos Básicos, durante o expediente normal das escolas da rede municipal de ensino de Imperatriz.

A Guarda Municipal de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estão alinhadas para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaças e situações de violência nas escolas municipais.

As escolas municipais já são acompanhadas por equipes da Guarda Municipal, que ampliam a ronda a todo o entorno dos estabelecimentos de ensino, com a adesão dos Pontos Básicos (PBs). A Guarda Municipal ainda mantém contato diário com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagens.

De acordo com comandante da Guarda Municipal, Josenildo Ferreira, além da presença nas escolas, a GMI trabalha fortemente no combate às notícias falsas, de modo a tranquilizar a comunidade escolar e evitar o pânico.

“Além da presença física nas escolas, estamos atuando na orientação, apuração e verificação de notícias que estão quebrando a rotina de tranquilidade nas escolas da Prefeitura. Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos”, enfatiza.

Guarda Municipal