Guarda Municipal

PALESTRA

Guarda Municipal promove palestra com alunos da escola Fernanda Branco Oliveira

Os temas abordados foram: ética cidadania e preservação do patrimônio público

Publicado em: 12/09/2022 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal promove palestra com alunos da escola Fernanda Branco Oliveira

Ação aproxima a Guarda Municipal da sociedade. (Foto: Maira Soares)

A primeira escola que recebeu palestrantes da Guarda Municipal de Imperatriz, foi a Escola Maria Evangelista de Sousa, localizada no residencial Itamar Guará.

Desta vez o público alvo foram os alunos da Escola da Rede Municipal de ensino, Fernanda Branco Oliveira, localizada no Habitar Brasil, no grande Conjunto Vitória. Os temas abordados foram mais uma vez: ética cidadania e preservação do patrimônio público.

O encontro serviu para tirar dúvidas dos adolescentes de mais uma escola construída pela gestão Assis Ramos, e conscientizar sobre a importância do patrimônio material dentro da escola, e, também dentro do seio familiar.

A ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Preservar o patrimônio público é um dever de todos. Tão importante quanto fazer uma obra pública é manter esse patrimônio. Podemos definir Patrimônio Público como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.

Numa visão mais ampla, Patrimônio Público, segundo a Lei nº 6.513, de 1977, em seu artigo 1°, parágrafo 1°, é definido como o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta ou indireta. Esses bens públicos, de acordo com o Código Civil, são, entre outros, os rios, mares, estradas, ruas e praças (bens de uso comum do povo).

Para conduzir a palestra, foram convocados as GMIs, Daniele Marques, Aline e Jacyara, que colocaram os temas e responderam os adolescentes didaticamente. Ressalte-se que os temas escolhidos para a palestra são pautados em conformidade com o ambiente escolar.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população da Guarda Municipal, levando até as pessoas conhecimentos sobre os mais diversos assuntos que envolvem desde educação até a segurança pública.

Segundo os palestrantes, falar sobre a falta de cuidado com o bem público, problema recorrente no dia a dia de algumas instituições públicas de ensino, é um dos modos de conscientizar os alunos sobre a questão, levando a mudanças de comportamento. São apresentados aos estudantes alguns sinais da falta de cuidados, ocasionados pelo mau uso dos bens, estimulando eles a entender como o descaso pode ser prejudicial para a comunidade escolar.

O comandante da GMI, Josenildo Ferreira, destacou que “a responsabilidade é de todos e da população, em relação ao cuidado com o patrimônio público. Pois sendo o patrimônio público pertencente ao povo, a todos cabe por ele zelar, preservando”.

Guarda Municipal