Notícias

CAPACITAÇÃO

Imperatriz capacita educadores para implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI)

Professores e gestores de 79 escolas participam de formação promovida pela SEMED

Publicado em: 23/01/2026 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Imperatriz capacita educadores para implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI)

O Polo 2, formado por duas escolas da zona urbana, participou da formação no dia 21, realizada na sede do SIADI. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, entre os dias 19 e 21 de janeiro de 2026, a I Formação do Plano Educacional Individualizado (PEI), com a participação de aproximadamente 677 professores, coordenadores e gestores de 79 escolas e creches da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa integra as ações da gestão municipal voltadas à educação inclusiva.

A programação do evento foi organizada pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), por meio do Eixo de Formação Continuada, sob a coordenação de Rossana Santos Melo e da pedagoga Yara Lira S. Reginatto, em parceria com o Setor de Educação Infantil, ambos vinculados à SEMED. Inédita na Rede Municipal de Ensino, a formação teve como objetivo orientar os profissionais da educação sobre a construção do estudo de caso, bem como sobre a elaboração e aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), documento essencial para assegurar um atendimento pedagógico que respeite as especificidades, potencialidades e necessidades de cada criança.

Segundo a coordenadora do SIADI, Rossana Melo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) orienta as práticas pedagógicas inclusivas, contribui para a equidade no processo de ensino e aprendizagem e assegura a adoção de estratégias, recursos e adaptações necessárias à participação efetiva dos estudantes. “A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e reafirma o direito à educação de qualidade para todos”, destacou.

Nesse contexto, a adoção do Plano Educacional Individualizado (PEI) foi precedida por um processo sistemático de estudos e aprofundamento técnico. De acordo com a pedagoga Yara Lira S. Reginatto, Imperatriz definiu a Educação Infantil como ponto de partida para a implementação do PEI, considerando a importância da base educacional no atendimento às especificidades das crianças.

Sobre esse período de preparação, Yara Lira destaca: “No período que antecedeu a formação, entre julho e dezembro de 2025, vivenciamos muitos momentos de estudo e aprofundamento dos documentos legais que fundamentam a Educação Inclusiva. Esse processo contribuiu para ampliar a compreensão dos profissionais que, ao longo destes três dias, atuaram como formadores, especialmente sobre os direitos educacionais das crianças e sobre a responsabilidade das escolas no atendimento às suas especificidades”.

A capacitação desta semana ocorreu de forma descentralizada, em 22 polos formativos, para atender escolas e creches das zonas urbana e rural do município. Foram contempladas regiões como Centro, Nova Imperatriz, Bacuri, Santa Rita, Vila Lobão, Cafeteira, Vila Fiquene, Vilinha, Bom Jesus, Conjunto Vitória, Estrada do Arroz, João Lisboa, Vila Davi II, entre outras. A ação contou com a atuação de nove formadoras, além do apoio técnico e pedagógico da SEMED, com logística estruturada para assegurar o atendimento a todas as unidades previstas.

Segundo a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Edilma Nogueira, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento pedagógico que pode ser aplicado a todas as crianças, não apenas àquelas com deficiência ou transtornos. Ela explicou que o PEI permite ao professor acompanhar de forma mais individualizada o desenvolvimento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou necessidades específicas, amplia o olhar pedagógico e assegura uma organização mais sistematizada do trabalho já realizado na Educação Infantil.

A coordenadora pedagógica da Creche Casa Dom Bosco, Claudia Hildeane Martins Frazão, que participou da formação, ressaltou a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI) para as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil. “O PEI é um instrumento fundamental para garantir que a aprendizagem de cada criança seja respeitada e acompanhada de forma adequada. Esse é um trabalho que os professores já realizam no cotidiano da sala de aula e que agora passa a ser sistematizado, considerando a realidade de cada estudante”, afirmou.

Como parte das ações do município, a adoção do Plano Educacional Individualizado (PEI) nas unidades escolares busca ampliar o acesso a uma educação pública inclusiva e de qualidade, com atenção às diferentes necessidades das crianças ao longo do processo de aprendizagem. A implementação teve início na Educação Infantil, com a participação de professores, coordenadores e gestores desse segmento, e a proposta é estender a formação posteriormente ao Ensino Fundamental.

 

Notícias