DIREITOS DAS CRIANÇAS
Imperatriz realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF no dia 2 de dezembro
Momento reúne poder público e sociedade civil para construir o diagnóstico e definir metas para a política municipal da infância e adolescência

Representantes do CMDCA, secretarias municipais, instituições parceiras e sociedade civil, discutem metas e ações para garantir mais direitos a crianças e adolescentes. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizam no dia 2 de dezembro, das 8h às 18h, no campus centro da UFMA, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025 a 2028.
O evento reúne representantes do poder público, sociedade civil, conselhos, programas sociais, profissionais da assistência, saúde e educação, além de entidades e instituições que atuam diretamente na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.
O encontro marca uma etapa fundamental do processo de adesão ao Selo UNICEF. No fórum, será construído de forma participativa o diagnóstico da situação atual de crianças e adolescentes em Imperatriz, o que permitirá estabelecer metas e objetivos que irão orientar as ações dos próximos três anos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
O presidente do CMDCA, Júlio Mourão, explica que o Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que assumem a prioridade absoluta com a infância e a adolescência. Ele destaca que, ao aderir ao Selo, o município passa a ser acompanhado tecnicamente pelo UNICEF, que orienta e monitora uma série de atividades obrigatórias ao longo da gestão.
Segundo Júlio, Imperatriz já vem se preparando desde o início do ano para este momento. “Estamos realizando ciclos de formação presenciais e on-line, rodas de conversa, encontros e estudos do guia metodológico. Tudo isso faz parte da preparação para o fórum”, afirma.
No âmbito da educação, o plano deve incluir ações de busca ativa escolar para reduzir evasão e abandono. Na área da saúde, metas relacionadas ao aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Na assistência social, fortalecimento de redes e políticas de proteção.
O Selo UNICEF tem duração de quatro anos e cada edição conta com dois fóruns comunitários. O primeiro acontece no início da gestão, com foco em diagnóstico e planejamento. O segundo ocorre ao final do ciclo, quando é feita a avaliação das ações implementadas.


