ATERRO SANITÁRIO

Obras no aterro sanitário continuam sendo executadas

Equipamento público está em estágio avançado. Prefeitura continua acompanhando andamento dos serviços com equipe multidisciplinar

Publicado em: 29/11/2023 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Obras no aterro sanitário continuam sendo executadas

Fase de instalação cumpre toda a legislação ambiental (Foto: Maira Soares)

O primeiro aterro sanitário público do maranhão está em estado avançado. O equipamento é construído pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra). Nisso, a empresa contratada continua cumprindo com o cronograma realinhado com a equipe técnica, atendendo todos os requisitos técnicos, sanitários e ambientais, que vem sendo acompanhado pela equipe do Plano Básico Ambiental.

Com um investimento de mais de R$10 milhões, o Aterro Sanitário de Imperatriz recebe recursos federais para a sua instalação, exclusivo por ser o primeiro equipamento erguido por uma Prefeitura em todo o estado. Com mais de 76 hectares, o local sediado às margens da BR-010, foi previsto pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com a desativação e a recuperação ambiental do lixão da cidade.

O engenheiro Damócles Pantaleão, encarregado responsável da empresa contratada para a obra, descreve o andamento dos trabalhos, que continua regularmente. Outros detalhes estão sendo providenciados, como a perfuração do poço artesiano, que aguarda o licenciamento ambiental para a perfuração.

“As obras de instalação do aterro sanitário de Imperatriz estão em andamento. Finalizada a fase de limpeza da área e serviços de topografia, agora se encontra na execução da Trincheira 2 (Locais onde os resíduos serão depositados), com o movimento de escavação, corte, transporte de material e aterro compactado, além da construção da cerca de proteção do entorno do empreendimento”, destaca o engenheiro-civil.

Por outro lado, a equipe do Plano Básico Ambiental (PBA), acompanha e orienta o cumprimento de todos os requisitos ambientais e técnicos exigidos pelas autoridades ambientais regionais e federais. A coordenadora Elayne Cristina, afirma que o andamento dos trabalhos vem sendo constantemente publicado nas redes sociais.

“Estamos atentos a todos os detalhes, trabalhando junto com a empresa concessionária para que a execução da obra ocorra bem, atendendo todas as exigências de segurança sanitária, preservação ambiental. Essa parceria vem gerando um ótimo resultado: o andamento das obras do aterro. Tanto que estamos também atualizando a população com os nossos trabalhos nas redes sociais”, relata Elayne.

Os profissionais do Plano Básico Ambiental são responsáveis por acompanhar o cumprimento das exigências ambientais determinadas pelas leis federais e estaduais, as cláusulas condicionantes da Licença de Instalação, além de mitigar o impacto da obra na região, que por ser localizada na Zona Rural de Imperatriz, apresenta uma fauna diversa e exclusiva.

O secretário Fábio Hernandez lembra que a obra é mais uma conquista para Imperatriz, e que todos os detalhes são acompanhados por toda a pasta. Por determinação do Prefeito, outras secretarias também acompanharam o processo inicial de instalação do aterro.

“A construção do Aterro Sanitário é uma meta colocada pelo prefeito Assis Ramos há bastante tempo, estamos conseguindo erguer tudo com qualidade, acompanhando todas as exigências legais e ambientais. Além da equipe do PBA, temos engenheiros acompanhando a execução do projeto, então estamos atentos a todos os detalhes para essa obra continuar dando certo”, destaca secretário Fábio.