BALANÇO

Divulgado relatório de materiais recicláveis coletados durante o 1º Lava Pratos de Imperatriz

Em dois dias de folia mais de 500 quilos de recicláveis foram coletados

Publicado em: 29/02/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

A coleta foi realiza por catadores da Ascamari no corredor da folia e camarotes (Foto: Assessoria)

O 1º Carnaval do Lava Pratos de Imperatriz, na Avenida Bernardo Sayão, além de ter sido uma grande festa popular, também foi uma oportunidade para promover ações visando a preservação do meio ambiente e a geração de trabalho e renda aos profissionais que atuam na reciclagem de resíduos sólidos.

Essa semana foi divulgado o relatório de produção de materiais recicláveis coletados durante os dois dias de folia nos Camarotes e corrido da folia. Os números apontam que 512 quilos de materiais recicláveis deixaram de ir para o lixo e foram transformados em fonte de renda para catadores da Ascamari. Os maiores volumes registrados foram de vidro (200 kg), latinhas (191 kg), garrafas PET (80 kg), plástico filmo (28 kg) e plástico duro (13 kg).

O trabalho de coleta de ocorreu através de parceria da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Governo do Maranhão, através da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), MAPA – Maranhão Parcerias e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), via MB Limpeza Urbana, foi responsável pela logística de transporte do material coletado e encaminhado para Ascamari.

“Um dos principais objetivos dessa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado foi destacar a importância da Política de Resíduos em Imperatriz e o fortalecer o trabalho dos agentes ambientais (catadores). Foi uma preocupação do município no sentido que essa parceria fosse feita com Ascamari para da visibilidade aos trabalhos dos catadores de recicláveis e a destinação ambientalmente correta dos resíduos coletados durantes as festividades”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

A titular da pasta ambiental também fez referência de agradecimento ao prefeito Assis Ramos e ao governador Carlos Brandão que durantes as tratativas para a parceria foi representando pelo presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão e o diretor-presidente da MAPA, Cassiano Pereira Junior.

Aprovada em 2018, a Lei Ordinária 1.743 dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.