EXEMPLO

Gestão ambiental de Imperatriz recebe visita de comitiva paraense

Encontro foi uma troca de experiência sobre ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Publicado em: 15/09/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Gestão ambiental de Imperatriz recebe visita de comitiva paraense

Secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, destaca ações da pasta aos membro da comitiva de Dom Eliseu. (Foto: Maira Soares)

A gestão ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), tem se tornado referência para muitas cidades maranhenses e de outros Estados. O município recebeu a visita de uma comitiva do município de Dom Eliseu, no nordeste do Pará, com o objetivo de conhecer os pontos estratégicos de atuação de Imperatriz na área ambiental.

“Esse processo de cooperação intermunicipal na área de meio ambiente é de grande relevância. Desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos, Imperatriz tem se tornado uma das principais referências para municípios da região e de unidades administrativas de outros estados. Eles procuram sempre conhecer a nossa linha de atuação, em especial o projeto de coleta seletiva e do aterro sanitário de resíduos sólidos. Achamos muito proveitoso e entendemos ser um debate que se faz necessário, essa troca de experiências relacionadas ao meio ambiente entre as unidades administrativas”, avaliou a secretário de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Além do encontro, os visitantes estiveram na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, onde são destinados os resíduos coletados pelo programa municipal de coleta seletiva, beneficiando direta e indiretamente cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

O secretário de Meio Ambiente de Dom Eliseu, Maikon Mantelli, agradeceu a recepção e destacou que a troca de experiência será muito válida para as ações no seu município. “Uma grande satisfação estar em Imperatriz, principalmente com o intuito de adquirir conhecimento sobre as práticas ambientais e sustentáveis desenvolvidas na cidade. Viemos conhecer todas essas ações exitosas para que possamos aplicar de maneira correta e eficiente em nossa cidade. Quero agradecer a acolhida de todos da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz”, disse o secretário Maikon Mantelli.

A vinda da equipe ambiental do município de Dom Eliseu ocorreu por meio de uma parceria com a empresa Suzano que conta com ponto de apoio na cidade paraense. Essa é a segunda visita de secretários de Meio Ambiente de Dom Eliseu aos projetos ambientais de Imperatriz, sendo que a primeira foi coordenada pelo então secretário, Adálio Vitorino Silva Júnior.

O município também já recebeu para troca de experiências representantes das cidades de São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis, Açailândia, Grajaú, Porto Franco, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Sítio Novo, ambas no Maranhão, e Caroebe, no interior de Roraima.