SERVIÇOS

Limpeza pública conta com vassouras ecológicas na varrição de ruas e outros espaços da cidade

Os utensílios são produzidos com garrafas pet pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis

Publicado em: 05/07/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Agentes de limpeza urbana já estão trabalhando com a nova ferramenta. (Foto: Léo Costa)

O município de Imperatriz está dando mais um exemplo de sustentabilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente com aquisição de vassouras ecológicas, feitas com garrafas pet recicladas, que passam a ser utilizadas na varrição de ruas e espaços públicos da cidade.

As vassouras ecológicas são confeccionadas pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). A fábrica é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e a empresa Suzano.

“Graças a essa parceria da gestão municipal e a empresa Suzano, na aquisição da fábrica de vassouras ecológicas, onde a matéria-prima são garrafas Pet, a Ascamari já está comercializando vassouras Gary para a empresa MB que faz a limpeza urbana de Imperatriz. A aquisição das vassouras ajuda na fomentação da geração de renda de seus associados. Além disso, existe também a marcenaria que faz parte dessa parceria”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

De acordo com o secretário de Limpeza Pública, Valdir Torres, pasta responsável pela execução da política municipal de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, “a Superintendência de Limpeza Pública entende que além de está preservando o meio ambiente está ajudando essas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social a melhorar a renda familiar. Compreendemos que aquisição das vassouras ecológicas por parte da empresa que faz a limpeza urbana de Imperatriz ajuda ao meio ambiente e a associação dos catadores, e nossa intenção é aumentar o volume de compra desse material que é produzido aqui em Imperatriz pela Ascamari”, enfatizou Valdir Torres.

Equipe em ação após aprovar as novas vassouras. (Foto: Léo Costa)

Segundo o gerente da MB Limpeza Urbana, Matheus Guerra, inicialmente foram adquiridas 50 vassouras ecológicas e a previsão de que nos próximos meses serão compradas outras unidades para serem utilizadas na limpeza de ruas, avenidas e praças.

“A empresa sempre tem apoiado as questões ambientais e a partir de hoje estamos adquirindo as vassouras ecológicas produzidas pela Ascamari e iremos adquirir outras unidades como forma de dá um apoio maior para nossos catadores e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente e com a cidade de Imperatriz”, informou Matheus Guerra.

As novas vassouras receberam a aprovação dos garis, já que são mais duradouras, leves e que, “além de realizar o trabalho de varrição também colabora com o meio ambiente, pois as garrafas utilizadas como matéria-prima acabariam sendo jogadas no lixão”, é o que informa Simey do Nascimento Sousa, de 33 anos, e que há 1 ano e meio trabalha como agente de limpeza pública da cidade.

O material é fabricado com garrafas pet pela Ascamari. (Foto: Léo Costa)

O secretário da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Paulo César, ressaltou a importância da aquisição das vassouras para valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos associados.

“Para nós é importante por que vem fortalecer o nosso trabalho e melhorar a renda dos cantadores da Ascamari. Somos gratos à Prefeitura, à Secretaria de Meio Ambiente e à empresa Suzano. Através dessa parceria contamos com a nossa fábrica de vassoura de garrafa pet”, disse Paulo César.

A fábrica produz dois tipos de vassouras: doméstica e gary. A cada 08 garrafas se produz uma vassoura doméstica, e a cada 16 uma vassoura gary, indicada para varrer áreas de grande extensão. As garrafas Pet reutilizadas contribuem duplamente para a preservação do meio ambiente já que ela vem sendo jogada na natureza e leva 400 anos para se decompor.

O material coletado é destinado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamari), Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 250 famílias são beneficiadas, direta e indiretamente.