CONQUISTA

Obra do aterro sanitário é vistoriada por engenheiros da Sinfra

Projeto é acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Imperatriz

Publicado em: 04/07/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Obra do aterro sanitário é vistoriada por engenheiros da Sinfra

Execução dos serviços avança com a obra de terraplenagem (Foto: Gil Carvalho)

A construção do aterro sanitário, situado a margem da BR-010, no povoado Lagoa Verde, está sendo executado desde a semana passada pela empresa Tecnal (Tecnologia Ambiental em Aterros Sanitários), vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Imperatriz. O empreendimento é da ordem R$ 10.713 milhões.

O engenheiro civil Franklim Lima, do setor de projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), explica que o aterro está sendo construído em uma área de mais de 76 hectares; será o primeiro aterro sanitário público do Maranhão e um dos mais modernos do país.

“Serão feitas trincheiras (grandes valas cavadas no solo); centro de triagem de material (galpão) para reciclagem, inclusive todo equipado com esteira, prensa e bags, além da oficina para manutenção das máquinas que atuarão de forma permanente (trator de esteira e carregadeira) para operar o pleno funcionamento do aterro sanitário e, ainda, setor administrativo com sala para treinamento e estudo ambiental”, ressaltou.

Segundo ele, o aterro sanitário terá uma balança coberta (tipo rodoviária), guarita e vias com pavimentação asfáltica para tráfego de caminhões. “Não tem como se comparar lixão de um aterro sanitário, pois terá toda estrutura necessária de funcionamento, inclusive um pátio de compostagem com local definitivo”, frisou.

Trabalhos no local foram iniciados na semana passada. (Foto: Gil Carvalho)

Franklim Lima explica ainda que os resíduos serão depositados nas ‘células’ que terão dispositivos de drenagens para escoamento na lagoa de estabilização de chorume que receberá tratamento, evitando contato com o solo que será revestido por uma manta especial para protegê-lo.

A coordenadora de gestão ambiental de implantação do aterro sanitário da Sinfra, Elayne Cristina, diz que a equipe de trabalho é composta por profissionais multidisciplinares, que tem por fim acompanhar o cumprimento do Plano Básico Ambiental (PBA) e as condicionantes da Licença de Instalação (LI) do empreendimento do aterro sanitário.

“Ele (aterro) veio para mudar a situação, pois temos atualmente um lixão a céu aberto que transmite doenças à comunidade, sério problema ao solo devido o chorume”, observa ela, que ressalta as diretrizes da política nacional de resíduos sólidos, bem como o novo marco de saneamento básico que trazem uma definição totalmente diferente hoje. “É necessário que os municípios se adequem para que haja de fato um aterro sanitário, envolva em si um espaço ambientalmente controlado”, concluiu.