MEIO AMBIENTE
Parceria entre Prefeitura e Sindimir alcançou quase 5 toneladas de recicláveis
Os resíduos foram coletados durante a 9ª Feira de Móveis de Imperatriz
Publicado em: 23/08/2024 por Léo Costa
Com objetivo de realizar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados durante a 9ª Feira de Móveis de Imperatriz (Movelnorte), maior evento de móveis das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), em parceria com o Sindicato das Industriais de Móveis de Imperatriz e Região Tocantina (Sindimir), conseguiu coletar quase 5 toneladas de recicláveis. O acontecimento ocorreu no período de 20 a 22, no Centro de Convenções de Imperatriz.
“Todas as parcerias relacionadas à coleta seletiva são de grande relevância para a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Quando se trata de logística reversa não importa o tamanho ou o tipo de evento, alguns materiais podem ser reutilizados e incentivar sobre a destinação correta dos resíduos e fundamental. Agradecemos os dirigentes do Sindimir pela parceria e os expositores, colaboradores e visitantes do evento pela colaboração”, pontuou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.
Para o condicionamento dos resíduos o município disponibilizou 03 contêineres ao Sindimir que ficaram à disposição dos expositores nas dependências do Centro de Convenções, no período de 16 ao último dia da feira nas. O material foi coletado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), via Superintendência Municipal de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana, e destinado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, em torno 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.
Há 14 anos, a Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), Lei Federal 12.305/2010, exige que os grandes geradores de resíduos, que incluem também os locais de realização de eventos, tomem medidas para diminuir o impacto ambiental dos resíduos sólidos no meio ambiente. Medidas que vão desde cessar ou diminuir a geração até a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.