REUNIÃO

Prefeitura e 50º BIS iniciam tratativas de parceria sobre coleta de recicláveis

Exército é parceiro do município em ações diversas, incluindo educação ambiental

Publicado em: 18/06/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e 50º BIS iniciam tratativas de parceria sobre coleta de recicláveis

Momento das tratativas entre Semmarh e Exército no Complexo Administrativo (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz e o Exército Brasileiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e o 50º Batalha de Infantaria de Selva, 50º BIS, iniciaram tratativas de parceria sobre a coleta de materiais recicláveis no Batalhão Capitão Mor-Moniz Barreto e nas 02 vilas militares da unidade. O encontro foi realizado no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador.

“O exército já é um parceiro do poder público municipal em diversas atividades, inclusive em ações de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Agora estamos em processo de tratativas visando uma parceria no projeto de coleta seletiva. Recebemos em reunião dois oficiais, para alinharmos sobre o projeto e, se confirmando, a organização militar fará a instalação de um ponto de coleta de recicláveis e o material será coletado pelo poder executivo e destinando para a Ascamari”, destacou a titular do meio Ambiente, Rosa Arruda.

A coleta seletiva municipal já conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, coleta de porta em porta e a participação de 82 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Os resíduos são coletados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, com logística da empresa MB Limpeza Urbana. São encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

Em 2017, o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro, através do Departamento de Engenharia e Construção e a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, publicaram uma cartilha que estabelece normas sobre práticas ambientais nas Organizações Militares do Exercito. Objetivo orientar os comandantes, chefes e diretores de Organizações Militares sobre práticas ambientalmente corretas e os procedimentos que deverão adotar durante o exercício de suas funções.