Novembro Azul encerra com mais de 4 mil atendimentos

Durante todo o mês, os serviços de saúde foram descentralizados para atender à comunidade

Publicado em: 01/12/2022 por Viviane Reis

Novembro Azul encerra com mais de 4 mil atendimentos

Por meio do Ônibus Rosa, foram ofertados consultas com urologistas e exames para rastreio do câncer de próstata (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), encerrou as atividades do Novembro Azul, na última quarta-feira (30). Durante todo o mês, os serviços de saúde foram descentralizados para atender o maior número possível de pessoas em diversas regiões da cidade.

Foram mais de 4.455 atendimentos na Unidade Móvel Oncológica, com ações em espaços públicos, empresas privadas e órgãos públicos. Deste total, 4.233 foram exames de PSA e, infelizmente, também foram contabilizadas 36 biópsias positivas para câncer de próstata. Uma das ações da campanha foi o Mutirão Azul, na Praça Mané Garrincha, que em três dias foram mais de 1.200 atendimentos.

“No mutirão, a Prefeitura disponibilizou consultas com urologistas e exames para rastreio do câncer, que conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, é o segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele. Os exames feitos na nossa unidade móvel devem ser entregues no prazo de 20 dias, na Secretaria de Saúde”, explicou o secretário Alcemir Costa.

O Secretário pontuou ainda que a programação contou com palestras, corrida e atendimentos no Ambulatório de Saúde do Homem, nas Unidades Básicas de Saúde Vila Lobão, Milton Lopes, Cafeteira e Maria Aragão, em horário estendido, no período das 17h às 20h. “Desta forma, contemplamos quem precisa do atendimento após horário comercial”, disse ele.

De janeiro até novembro deste ano, o setor de Oncologia do Município registrou 136 casos positivos de câncer de próstata. Os dados do setor apontam ainda que de 2018 a 2002 foram registrados 407 casos desse tipo de câncer. Quando se trata de outros tipos de câncer, no mesmo período, somam-se 2.538 casos registrados.