Notícias

SEMINÁRIO

Ouvidoria de Imperatriz participa de Seminário Internacional sobre gestão pública e participação cidadã em Brasília

Evento reuniu ouvidores, gestores e especialistas de diferentes países para discutir inovação e transparência

Publicado em: 26/06/2026 por Ana Maria Nascimento

Ouvidoria-Geral do Município

Ouvidoria de Imperatriz participa de Seminário Internacional sobre gestão pública e participação cidadã em Brasília

Debates em Brasília abordam participação social e modernização das ouvidorias (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Ouvidoria Geral do Município, participou da 1ª edição do Seminário Internacional de Ouvidorias, realizada entre os dias 23 e 25 de junho, no Auditório do DNIT, em Brasília (DF). O evento teve como tema “Ouvidoria pública: do acolhimento à transformação social - desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã”.

O seminário reuniu ouvidores, gestores públicos, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para discutir o papel das ouvidorias na administração pública, com debates sobre participação social, transparência, inovação, governança e aprimoramento dos serviços prestados à população.

Representando o município, o ouvidor-geral de Imperatriz, Luís Gonzaga de Araújo Neto, acompanhou o seminário e destacou a relevância do encontro para a troca de experiências entre instituições públicas. “A participação no Seminário Internacional de Ouvidorias foi de grande relevância para o município de Imperatriz, pois proporcionou acesso a experiências inovadoras, debates qualificados e boas práticas nacionais e internacionais voltadas ao fortalecimento das ouvidorias públicas”.

Durante os três dias de programação, os participantes tiveram acesso a painéis, palestras e discussões sobre mecanismos de escuta da população, modernização dos canais de atendimento e utilização de dados produzidos pelas ouvidorias na gestão pública. “O seminário possibilitou a troca de conhecimentos com especialistas, gestores e representantes de instituições públicas de diferentes regiões e países, ampliando a compreensão sobre modelos modernos de gestão das ouvidorias”, afirmou o ouvidor-geral.

Luís Gonzaga destacou ainda que algumas das experiências apresentadas durante o evento servirão de referência para futuras adequações nos processos da Ouvidoria Municipal. “Entre as experiências observadas durante o Seminário Internacional de Ouvidorias, destacam-se iniciativas voltadas à transformação digital dos serviços de ouvidoria, ao uso de indicadores para monitoramento da qualidade dos atendimentos, à ampliação dos mecanismos de participação social e ao fortalecimento da cultura de integridade e transparência na gestão pública”.

A primeira edição do Seminário Internacional de Ouvidorias foi promovida com o objetivo de ampliar o debate sobre o papel das ouvidorias como instrumentos de diálogo entre sociedade e administração pública, reunindo experiências nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento de uma gestão pública mais acessível e participativa.

Notícias