Notícias

TURISMO

Pesquisa confirma Imperatriz como destino estratégico para o turismo de negócios

Levantamento da Superintendência de Turismo mostra que a maioria dos turistas vem por motivos profissionais; dados vão auxiliar o planejamento de políticas públicas e estratégias do setor

Publicado em: 31/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Pesquisa confirma Imperatriz como destino estratégico para o turismo de negócios

Imperatriz se consolida como destino estratégico para o turismo de negócios, atraindo visitantes de todo o Brasil com sua infraestrutura e localização privilegiada. (Foto: Júnior Bart)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Turismo, realizou, entre os meses de abril, maio e junho de 2025, uma pesquisa detalhada com os meios de hospedagem da cidade, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e analisar a estrutura hoteleira do município. Com base nas informações é possível planejar melhor as políticas públicas, atrativos e serviços do Município. 

De acordo com a superintendente de Turismo de Imperatriz, Ivyenne Matos, esses indicadores são essenciais para orientar o desenvolvimento de ações mais eficazes no setor. “Participaram da pesquisa 19 meios de hospedagem e a partir dessa análise nós conseguimos identificar entre outras informações o estado de origem, a permanência média, a principal motivação que faz com que o visitante venha até a nossa cidade e esses indicadores auxiliam na tomada de decisões, contribuindo no planejamento turístico do município”.

Perfil dos visitantes

O estudo revela que a maioria dos turistas visita Imperatriz por motivos profissionais, como reuniões, eventos corporativos e atividades comerciais. O turismo também é impulsionado por viagens relacionadas à saúde e, em menor escala, eventos culturais.

O motivo da viagem varia: negócios ou eventos de negócio (72%); saúde (16,3%); eventos culturais (6,5%) e trânsito/passagem (5,2%). O levantamento também apontou que o turismo é majoritariamente masculino (69,7%) e que a maioria dos visitantes viaja sozinho ou em dupla. Sendo o tamanho dos grupos de viagem: 1 pessoa (33,7%); 2 pessoas (51,6%); 3 pessoas (13,2%) e 4 pessoas (1,5%).

O produtor cultural e jornalista, Denilton Neves, que esteve visitando Imperatriz em junho para participar de um concurso de quadrilhas juninas, ressalta a hospitalidade da cidade. “Fui representando a Junina Fogueira Viva, aqui de São Luís, do Maranhão. E chegando em Imperatriz nós fomos super bem recebidos, a infraestrutura da Beira Rio nos impressionou muito, o local onde foi o evento. Ficamos dois dias, foi tudo muito corrido, mas deu para perceber que a cidade está bem organizada e que principalmente o povo é muito acolhedor e hospitaleiro”.

Origem dos turistas

Imperatriz recebe visitantes de diversas partes do Brasil, com destaque para estados vizinhos e grandes centros urbanos: Maranhão (26,2%); Pará (18%); São Paulo (18%); Tocantins (8,2%); Goiás (6,6%); Piauí (3,3%) e outros estados (CE, RJ, MG, PE, SC, RS, PB, RN, ES, BA),com participações menores, em torno de 1% cada.

Infraestrutura e ocupação hoteleira

A pesquisa também mapeou a estrutura da rede hoteleira de Imperatriz, que conta com: 2.287 leitos; 1.207 apartamentos; maior fluxo de hóspedes de segunda a sexta-feira e permanência média de 7 dias. 

Além disso, a taxa de ocupação hoteleira mostrou crescimento ao longo do primeiro semestre de 2025, com pico no mês de julho (84%), seguido por alta demanda nos meses seguintes, especialmente em outubro (83%). Essa tendência acompanha o calendário de eventos e a intensificação das viagens de negócios.

Evolução da taxa de ocupação (%): janeiro (51%); fevereiro (59%); março (64%); abril (66%); maio (69%); junho (76%); julho (84%); agosto (76%); setembro (78%); outubro (83%); novembro (76%) e dezembro (72%).

Vale ressaltar, que para dúvidas e/ou mais informações, as pessoas podem entrar em contato com a Superintendência de Turismo de Imperatriz no número (99) 98479-1200.

Notícias