Políticas públicas para a mulher

DIÁLOGO

Campanha Agosto Lilás contempla meninas da comunidade escolar do Parque Amazonas

​​​​​​​Palestra educativa teve como público-alvo alunas do 8º ano, da Escola Municipal Paulo Freire

Publicado em: 21/08/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Ação destacou a necessidade de compreender as consequências dos comportamentos digitais e emocionais. (Foto: Maira Soares)

Dando continuidade as ações da Campanha Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do CRAS Cafeteira, realizou nesta segunda-feira (21), palestra educativa para as alunas do 8º ano, da Escola Municipal Paulo Freire, Bairro Parque Amazonas.

Com a temática, “Diálogo e reflexões sobre a violência doméstica”, a palestra teve como objetivo disseminar informações e promover a compreensão do assunto entre o público-alvo. A palestrante da ação, a advogada Cristiane Brito, ressaltou que “conscientizar e orientar meninas adolescentes, são passos essenciais no combate à violência doméstica”. Momento abordou, também, temas cruciais como a conscientização sobre os riscos associados ao compartilhamento de conteúdo íntimo como o “nudes” e a importância de evitar relacionamentos tóxicos.

A coordenadora do CRAM, Andersonia Macedo, enfatizou que a capacitação das alunas teve como objetivo conscientizá-las para tomar decisões responsáveis e saudáveis para suas vidas pessoais. “Além de tratar da Lei Maria da Penha, a palestra destacou a necessidade de compreender as consequências dos comportamentos digitais e emocionais, fornecendo ferramentas essenciais para prevenir situações prejudiciais e relacionamentos respeitosos e empoderadores”, conclui.

Ação foi intermediada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cafeteira para prevenir eventuais vulnerabilidades sócio territoriais, como explica a coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano. “Entendemos que para prevenir, proteger e promover autonomia das famílias acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), precisamos atuar em rede na prevenção das mazelas sociais. Nosso intuito é articular as redes de atuação no fortalecimento de Informar para prevenir”.

Políticas públicas para a mulher