Notícias

ECONOMIA

Prefeitura de Imperatriz apresenta agenda com programas de emprego e seminários de inovação

Programação inclui encontros sobre negócios e ações de geração de emprego e renda

Publicado em: 17/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Imperatriz apresenta agenda com programas de emprego e seminários de inovação

SEDEC divulga agenda de ações para o mês de março em Imperatriz (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), divulgou o calendário de ações previstas para o mês de março. A programação inclui seminários voltados ao ambiente de negócios, reuniões de conselhos municipais e feiras direcionadas a públicos específicos da cidade.

1º Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico

Na segunda quinzena de março, será realizado o 1º Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico. A programação contará com a participação de secretários de Estado do Maranhão, secretarias municipais e convidados para debater temas como turismo, negócios, saúde, educação e potencialidades regionais.

Para o secretário da SEDEC, Esmerahdson de Pinto, o encontro será um momento de diagnóstico e planejamento. “Vamos discutir qual é a vocação da cidade. É serviço? Produto? Negócio? Qual o tipo de negócio que temos mais na nossa identidade”.

Ainda em março, ocorre a primeira reunião de 2026 do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Reestruturado no ano passado, o colegiado deve apresentar a pauta anual e discutir a implantação do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, que receberá recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) destinados à qualificação profissional.

Seminário sobre Franquias

A SEDEC também vai promover um seminário sobre o modelo de franquias, reunindo empresários, entidades e empreendedores interessados nesse formato de negócio.

De acordo com o secretário, o setor movimentou mais de R$ 290 bilhões no Brasil em 2025. O crescimento foi de 8% de 2023 para 2024 e de 12% de 2024 para 2025. A projeção para 2026 é de alta de até 14%.

“Mais de 800 empresas abriram em Imperatriz. Nós vamos juntar empresários, entidades e novos empreendedores que queiram enveredar por esse caminho e vamos trazer pessoas importantes que vão falar sobre cases de sucesso e esclarecer algumas dúvidas de alguns empresários que têm o seu negócio estabelecido, mas que de repente querem migrar para um modelo de franquia”, fala Esmerahdson de Pinto.

O seminário vai abordar desafios, vantagens e tipos de franquias, com apresentação de conceitos da Associação Brasileira de Franchising. O modelo se consolidou no Brasil a partir da década de 1970 e hoje está presente em segmentos como alimentação, vestuário, calçados e cosméticos.

Emprega Imperatriz e Feirinha da Prefs

A SEDEC mantém de forma contínua o programa Emprega Imperatriz 2026, incluindo modalidades voltadas para Pessoas com Deficiência (PCD) e o Emprega Imperatriz 60+. A estrutura funciona como intermediação entre empresas e trabalhadores por meio da Intermediação de Mão de Obra (IMO).

“Nós temos uma determinação do nosso prefeito de usar todas as estratégias viáveis para aquecer a economia, gerar emprego e renda. Queremos aumentar a população economicamente ativa”, comenta Esmerahdson de Pinto.

A secretaria também vai lançar, em parceira com a Superintendência de Agricultura, uma campanha voltada a mães e pais atípicos, com uma edição especial durante a Feirinha da Prefs.

O secretário afirma que a iniciativa terá caráter de conscientização. “Porque a mãe atípica ou o pai atípico, um dos dois, fica em casa para cuidar da criança, enquanto o outro vai ganhar o sustento. O que devemos fazer é apoiar essa mãe ou esse pai que fica em casa para que possa empreender e ter uma renda extra para ajudar no sustento, já que não pode trabalhar regularmente como outra pessoa, porque precisa cuidar do filho”.

Além disso, a secretaria articula, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), uma edição da feira voltada à comunidade LGBTQIAPN+.

Notícias