SAÚDE
Prefeitura em parceria com UFMA realiza capacitação sobre Hanseníase para médicos da Atenção Primaria em Saúde
Treinamento visa qualificar o combate à doença
Publicado em: 13/02/2026 por Maria Almeida

Capacitação SimulaHans 2026: "Abordagem Clínica da Hanseníase na Atenção Primária em Saúde" (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou nesta quinta-feira (12), o Treinamento SimulaHans 2026, com médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. Focada na Abordagem Clínica da Hanseníase na Atenção Primária em Saúde, capacitação visa impulsionar a metodologia de diagnóstico e manejo da doença na porta de entrada do Sistema Único de Saúde.
No encontro, que aconteceu no auditório da UFMA, foi discutido sobre terapêutica medicamentosa e manejo das recidivas, reações hansênicas e abordagem teórica sobre hanseníase. O treinamento contou o médico especialista em Hanseníase, referência em Imperatriz, Pedro Júlio; a médica referência em Açailândia, Madeline Porto, a enfermeira de referência da Hanseníase, Julianna Oliveira e a enfermeira doutora, docente da Universidade Federal do Maranhão, Maria Aparecida.
O treinamento melhora o atendimento prestado aos usuários do SUS, capacitando os profissionais para identificar lesões, realizar o teste de sensibilidade e buscar casos ativos (busca ativa), aumentando a precisão do diagnóstico precoce e reduzindo a subnotificação. “Com nossa equipe atualizada nossos pacientes tem assistência mais qualificada e em caso de suspeita de hanseníase já vai ter um direcionamento mais assertivo desde seu primeiro contato com nossas unidades de saúde”, ressaltou o Superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Nascimento.

Esta é a segunda edição do ciclo de capacitações do projeto SimulaHans oferecida aos profissionais da rede pública de saúde. Em dezembro de 2025, o treinamento contemplou os enfermeiros da APS. A continuidade da iniciativa demonstra o compromisso com a formação interprofissional e com o enfrentamento estratégico da hanseníase no município.
O projeto é fruto da parceria entre UFMA e a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e gestão pública. A ação reafirma o compromisso institucional com a qualificação permanente dos profissionais da rede municipal e com a melhoria da assistência prestada à comunidade.




