Notícias

CAPACITAÇÃO

Prefeitura inicia capacitação voltada ao planejamento estratégico da gestão municipal

Formação reúne secretários, adjuntos e servidores técnicos para elaborar objetivos, metas e indicadores da administração de Imperatriz

Publicado em: 20/01/2026 por Ana Maria Nascimento

Prefeitura inicia capacitação voltada ao planejamento estratégico da gestão municipal

A capacitação faz parte do processo de elaboração do planejamento municipal para o triênio 2026-2028. (Foto: Matheus Cardoso)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade, iniciou nesta terça-feira (20) uma capacitação voltada ao planejamento estratégico para gestores públicos. A atividade reúne secretários, adjuntos, superintendentes e servidores técnicos da administração municipal.

O encontro faz parte do processo de construção do planejamento estratégico do triênio 2026-2028 e tem como foco a apresentação de conceitos, métodos e ferramentas utilizados na definição de objetivos, metas e indicadores da gestão pública.

Durante o primeiro dia de capacitação, foram abordadas as diferenças entre plano de governo e planejamento estratégico, conteúdos como conceito geral, bases estratégicas, análise de ambiente, mapeamento de prioridades, definição de objetivos, resultados-chave, indicadores e plano de ação, incluindo etapas de execução e monitoramento.

A secretária da SEAC, Perla Amaral, explica que esta capacitação é uma forma de gerir o município de forma estratégica. “Planejar é um ato de responsabilidade com toda a sociedade. E nesse momento a Prefeitura Municipal se organiza e planeja para que os resultados cheguem até a população”.

Também foi apresentada a criação de uma plataforma digital da Prefeitura, que está sendo desenvolvida pela Superintendência de Inovação e Atualização Tecnológica. A ferramenta será utilizada para o acompanhamento do planejamento estratégico e deverá ser alimentada por todas as secretarias municipais, com o registro dos objetivos, metas e ações definidas pela gestão. Após a execução das ações, a plataforma possibilitará a inserção de evidências e indicadores, que vão servir para avaliar a eficiência das políticas públicas e das atividades implementadas ao longo do período.

A superintendente de Desenvolvimento Regional, Rosyvânia Araújo, fala sobre a importância da definição de métodos e indicadores no processo de gestão. “O prefeito acredita que não dá para gerenciar o que não se mede. Então, o objetivo é que a gestão tenha uma missão, tenha uma visão de futuro e saiba onde quer chegar. E para isso, nós precisamos planejar e precisamos definir metas e determinar indicadores pra que a gente possa medir a eficácia dessas políticas públicas”. 

A capacitação conta com a parceria do Sebrae e, de acordo com o analista do Sebrae e palestrante Alysson Oliveira, o direcionamento estratégico é fundamental para a administração pública. “Vamos continuar com o nosso tempo dedicado a resolver situações emergentes, mas precisamos separar uma parte dele para trabalhar em cima daquilo que, de fato, vai dar um resultado relevante em prol da cidade”.

Segundo ele, a definição de estratégias contribui para a construção de indicadores mais consistentes. “Por exemplo, dados que possam ser apresentados para os tribunais de compras, para as fiscalizações ou até mesmo para a população”.

A capacitação foi dividida em duas turmas. A primeira participa das atividades nos dias 20 e 21, enquanto a segunda turma realiza o treinamento nos dias 27 e 28. As formações acontecem nos turnos da manhã e da tarde, como parte do processo de construção do planejamento estratégico municipal.

Notícias