Notícias

PROFISSIONALIZAÇÃO

Prefeitura realiza capacitação para profissionais de Recursos Humanos das secretarias municipais

Formação será realizada nos dias 26 e 27 de junho, na Universidade Ceuma; programação aborda gestão de pessoas, produtividade e resultados no serviço público

Publicado em: 25/06/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Governo

Prefeitura realiza capacitação para profissionais de Recursos Humanos das secretarias municipais

Formação realizada pela Prefeitura de Imperatriz reúne profissionais de RH em dois dias de atividades na Universidade Ceuma (Foto: Divulgação/SEGOV)

Servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos das secretarias municipais participam, nos dias 26 e 27 de junho, do Programa de Desenvolvimento Profissional - Abordagem em Recursos Humanos. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (SEGOV) e da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO), e será realizada na Universidade Ceuma, no bairro Maranhão Novo.

A formação terá carga horária de oito horas, dividida em dois encontros. O primeiro acontece na sexta-feira (26), das 14h às 18h, e o segundo no sábado (27), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do processo de implantação da Escola de Governo de Imperatriz, que está em fase final de estruturação e ficará sob a gestão da SEGOV. A capacitação voltada aos profissionais de Recursos Humanos é a primeira de uma série de formações planejadas para servidores municipais.

Segundo o secretário da SEGOV, Esmerahdson de Pinho, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda da SEAMO para a elaboração de um programa de atualização profissional voltado ao funcionalismo municipal. “A Secretaria de Administração e Modernização provocou a SEGOV para que a gente pudesse elaborar uma planilha de cursos de atualização e capacitação de pessoal. Vamos começar o nosso projeto-piloto com um programa de desenvolvimento profissional, neste caso dando ênfase aos Recursos Humanos”.

O primeiro encontro terá como tema “O papel estratégico do RH na gestão pública”. A programação vai abordar a evolução da administração de pessoal para a gestão estratégica de pessoas, as transformações da administração pública brasileira, os desafios da gestão de pessoas no setor público e a atuação do RH como agente de transformação organizacional. 

De acordo com Esmerahdson, o curso também propõe reflexões sobre o atendimento realizado pelos setores de Recursos Humanos. “Vamos tratar de alguns temas importantes, principalmente relacionados ao acolhimento, ao atendimento com respeito e à valorização das pessoas. Entendemos que quem procura o setor de Recursos Humanos busca informação, orientação e suporte”.

O segundo encontro será voltado ao desenvolvimento pessoal orientado para resultados. Entre os assuntos trabalhados estão responsabilidade pessoal e profissional, postura diante dos desafios, planejamento, organização do trabalho, liderança, comunicação assertiva e construção de confiança no ambiente profissional. Ao final da capacitação, os participantes deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual, contendo um comportamento a ser desenvolvido, uma ação a ser implementada no ambiente de trabalho, o resultado esperado e um prazo para execução.

Outras capacitações serão realizadas nos próximos meses. Entre os temas já definidos estão “Administração e Ética” e “Tecnologia e suas Inovações no Serviço Público”, com conteúdos voltados à inteligência artificial, redes sociais e transformação digital aplicadas à administração pública.

Notícias