PROFISSIONALIZAÇÃO
Prefeitura realiza capacitação para profissionais de Recursos Humanos das secretarias municipais
Formação será realizada nos dias 26 e 27 de junho, na Universidade Ceuma; programação aborda gestão de pessoas, produtividade e resultados no serviço público
Publicado em: 25/06/2026 por Ana Maria Nascimento

Formação realizada pela Prefeitura de Imperatriz reúne profissionais de RH em dois dias de atividades na Universidade Ceuma (Foto: Divulgação/SEGOV)
Servidores que atuam nos setores de Recursos Humanos das secretarias municipais participam, nos dias 26 e 27 de junho, do Programa de Desenvolvimento Profissional - Abordagem em Recursos Humanos. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos (SEGOV) e da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO), e será realizada na Universidade Ceuma, no bairro Maranhão Novo.
A formação terá carga horária de oito horas, dividida em dois encontros. O primeiro acontece na sexta-feira (26), das 14h às 18h, e o segundo no sábado (27), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do processo de implantação da Escola de Governo de Imperatriz, que está em fase final de estruturação e ficará sob a gestão da SEGOV. A capacitação voltada aos profissionais de Recursos Humanos é a primeira de uma série de formações planejadas para servidores municipais.
Segundo o secretário da SEGOV, Esmerahdson de Pinho, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda da SEAMO para a elaboração de um programa de atualização profissional voltado ao funcionalismo municipal. “A Secretaria de Administração e Modernização provocou a SEGOV para que a gente pudesse elaborar uma planilha de cursos de atualização e capacitação de pessoal. Vamos começar o nosso projeto-piloto com um programa de desenvolvimento profissional, neste caso dando ênfase aos Recursos Humanos”.
O primeiro encontro terá como tema “O papel estratégico do RH na gestão pública”. A programação vai abordar a evolução da administração de pessoal para a gestão estratégica de pessoas, as transformações da administração pública brasileira, os desafios da gestão de pessoas no setor público e a atuação do RH como agente de transformação organizacional.
De acordo com Esmerahdson, o curso também propõe reflexões sobre o atendimento realizado pelos setores de Recursos Humanos. “Vamos tratar de alguns temas importantes, principalmente relacionados ao acolhimento, ao atendimento com respeito e à valorização das pessoas. Entendemos que quem procura o setor de Recursos Humanos busca informação, orientação e suporte”.
O segundo encontro será voltado ao desenvolvimento pessoal orientado para resultados. Entre os assuntos trabalhados estão responsabilidade pessoal e profissional, postura diante dos desafios, planejamento, organização do trabalho, liderança, comunicação assertiva e construção de confiança no ambiente profissional. Ao final da capacitação, os participantes deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual, contendo um comportamento a ser desenvolvido, uma ação a ser implementada no ambiente de trabalho, o resultado esperado e um prazo para execução.
Outras capacitações serão realizadas nos próximos meses. Entre os temas já definidos estão “Administração e Ética” e “Tecnologia e suas Inovações no Serviço Público”, com conteúdos voltados à inteligência artificial, redes sociais e transformação digital aplicadas à administração pública.



