EXPOIMP

Presença da Prefeitura na cavalgada de abertura da feira agropecuária de Imperatriz

Prefeito Assis Ramos participou do evento que contou com apoio dos serviços de secretarias e órgãos municipais

Publicado em: 02/07/2022 por João Rodrigues

O prefeito Assis Ramos ao lado do presidente do Sintural, Afonso Danda, e diretoria, na abertura da cavalgada (Foto: Mariana Campos)

O prefeito Assis Ramos marcou presença na cavalgada de abertura da 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, a Expoimp. O evento tradicional foi realizado na manhã deste sábado, 02, e teve apoio de órgãos e secretarias da Prefeitura, que há dias, vem desenvolvendo uma série de ações em prol do sucesso da retomada da feira agropecuária, iniciada com a cavalgada.

“A Prefeitura está atenta e não pode deixar de ajudar. Sempre foi assim e sempre será e a festa vai ser linda, e começa agora”, disse o prefeito Assis Ramos, ainda no local da concentração da cavalgada, na Praça da Cultura, centro da cidade, de onde cavaleiros e amazonas partiram para o trajeto até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

O prefeito Assis Ramos também ressaltou que a Prefeitura apoia o Sindicato Rural nas recomendações em prol de cuidados com os animais durante a cavalgada, lembrando que nas semanas que antecederam o evento, algumas ações já foram realizadas nesse sentido, como o cadastro feito pela Secretaria de Trânsito, credenciando condutores de carroças, ao mesmo tempo em que os orientava sobre regras para garantir a segurança e saúde dos animais. Dentro da cavalgada a Ouvidoria do Município esteve à disposição para casos de denúncias de maus-tratos. O Centro de Zoonoses também esteve presente.

Em entrevista à imprensa, o presidente do Sinrural, Afonso Danda, agradeceu aos parceiros, dentre eles a Prefeitura, pelo empenho, e disse que o sindicato está feliz em devolver a Expoimp à população e espera a movimentação no entorno de 1 bilhão de reais em negócios.

Todas as pastas da gestão municipal participaram da cavalgada, em suas respectivas atribuições. A Secretaira Municipal de Trânsito, Setran, fez bloqueio de ruas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal para garantir o fluxo normal no trajeto, fiscalização e orientação do trânsito e vídeo monitoramento do parque. Cinco viaturas, cinco motos e sessenta agentes de trânsito participaram da “Operação Cavalgada”.

Evento percorreu ruas da área central da cidade. (Imagem do circuito de videomonitoramento)

“A  Setran está presente para dar a segurança necessária para animais e pessoas que participam da cavalgada, e estamos fazendo outras ações como bloqueio de vias com a PRF, até o fim da cavalgada, e estamos cientes de que vai ser um sucesso”, ressaltou o secretário Leandro Braga, acrescentando que o trabalho vem sendo planejado há dois meses.

Sob o comando de Josenildo Ferreira, a Guarda Municipal (GMI) esteve presente na cavalgada com 40 homens. A força auxiliar realizou fiscalização e segurança dos envolvidos no evento agropecuário.

A Superintendência Municipal de Limpeza Pública (SLP) foi a responsável pela coleta de resíduos e lavagem das vias após da cavalgada. Ao todo 27 servidores estiveram atuando no mutirão de limpeza do trajeto. Dias antes a SLP realizou uma ação que preparou as ruas para receber o evento.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, SEPLU, distribuiu 21 servidores para fiscalizar o cumprimento do Código de Postura do Município e a “Lei das Calçadas”.

Apoio da Prefeitura por meio de vários órgãos e secretarias. (circuito de videomonitoramento)

A Superintendência Municipal da Defesa Civil esteve com 12 agentes desenvolvendo o trabalho de monitoramento e supervisão das estruturas e barracas montadas ao longo do percurso da cavalgada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Semmarh, colocou seis fiscais nas ruas para coibir maus-tratos aos animais.

Bastante demandada em toda a cidade, a Secretaria Municipal de Infraestruutra, Sinfra, destinou 80 servidores para realizar os serviços de recuperação e iluminação de vias no parque de exposições, preparando para a Expoimp.

Agentes de limpeza deixando tudo limpo após a cavalgada. (Foto: Edmara Silva)

“A Secretaria de Infraestrura, na gestão do prefeito Assis, está com um stand no parque de exposições para mostrar as grandes obras que tem sido feitas como recuperação de ruas e avenidas, revitalização da Avenida Beira Rio e outras que ainda vamos entregar em breve, como a Rua Espanha na Vila Lobão, várias pavimentações em locais que nunca foram asfaltados “, disse o secretário da Sinfra, Fábio Hernandez.

Também presente na cavalgada e nos nove dias da feira, o SAMU disponibilizou ambulâncias para o socorro de urgência e emergência durante a cavalgada. Durante a feira, o Município apresenta suas ações na Expoimp, no espaço com música ao vivo e com cantores regionais em uma programação organizada pela Fundação Cultural.