CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha Janeiro Branco é aberta oficialmente em Imperatriz

Ações serão realizadas em escolas, empresas, hospitais e instituições, públicas e privadas, levando capacitação e apresentação do projeto

Publicado em: 10/01/2023 por Luana Barros

Campanha Janeiro Branco é aberta oficialmente em Imperatriz

Objetivo é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e promover ações que integram a atenção primária neste processo. (Foto: Edmara Silva)

Foi realizada nesta terça-feira (10), a abertura da campanha Janeiro Branco. Com o tema “A vida pede equilíbrio”, evento foi promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Atividades estão programadas para esse e os demais meses do ano, com capacitação, apresentação do projeto de matriciamento em saúde mental e intercâmbio.

Estiveram presente Eduardo Soares, secretário de Governo; Doralina Marques, secretária adjunta de Saúde; Sormanne Branco, gestora da Atenção Primária; Alberto Clézio, coordenador da Saúde Mental; Jordanna Nunes, coordenadora da UPA-São José; Marylia Rodrigues, coordenadora da UBS Nova Imperatriz, a psiquiatra Laís dos Reis e demais autoridades municipais.

Objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de promover ações que integram a atenção primária nesse processo.

Alcemir Costa, vice-prefeito e secretário de Saúde, informa que Imperatriz é único município em toda a região que oferta esse atendimento amplamente e com uma rede tão bem estruturada com CAPS para adultos e infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e as residências terapêuticas. Ele reforça que as ações da campanha serão promovidas por toda a cidade.

“Estamos realizando uma campanha que irá integrar Saúde Mental e Atenção Primária, com cuidados colaborativos. Teremos ações em escolas, empresas, hospitais e instituições públicas e privadas, levando capacitação, além da apresentação do projeto para todos os profissionais de saúde da nossa rede”, acrescentou Alcemir Costa.

O coordenador da Rede de Saúde Mental, Alberto Clézio, dá detalhes sobre a campanha desse ano. “Hoje estamos apresentando uma proposta de linha de cuidado com a saúde mental das pessoas. O projeto de matriciamento irá integrar rede de saúde mental e atenção básica, e nosso público-alvo são os profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Estamos desenvolvendo algo que irá fortalecer nosso trabalho junto a quem realmente precisa desse cuidado”.

A programação de abertura da campanha contou ainda com três momentos de apresentação das diretrizes e linhas de cuidado, falando sobre “Matriciamento Integrando Saúde Mental”, “Rede de Atenção Primária do Município de Imperatriz” e “Método do projeto de Matriciamento em Saúde Mental”; com os seguintes facilitadores: a psiquiatra Lais dos Reis; a coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco e o coordenador da rede, Alberto Clézio.