Campanha Janeiro Branco iniciará em Imperatriz na próxima terça-feira

Objetivo é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em: 06/01/2023 por Luana Barros

Campanha Janeiro Branco iniciará em Imperatriz na próxima terça-feira

Eixo gerador da campanha desse ano é “Matriciamento: integrando saúde mental e atenção primária em cuidados colaborativos”, (Foto: Assessoria)

Na próxima terça-feira (10), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza a abertura oficial da campanha Janeiro Branco, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), às 9h. Com tema “A vida pede equilíbrio”, e eixo gerador “Matriciamento: integrando saúde mental e atenção primária em cuidados colaborativos”, a campanha desse ano realizará diversas ações, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, hospitais e empresas.

“O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além de promover ações que integram a atenção primária neste processo. Temos o orgulho de ser o único município em toda a região que oferta esse atendimento amplamente e com uma rede tão bem estruturada com CAPS para adultos e infanto-juvenil, Ambulatório de Saúde Mental e as residências terapêuticas”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Alberto Clézio, coordenador da rede, comenta: “organizamos a campanha com palestras e ações em escolas, empresas, hospitais e instituições públicas e privadas, entre os dias 11 e 31 de janeiro. Sendo que entre os dias 18 a 20 de janeiro iremos promover capacitação e definição dos ativadores da saúde mental que serão referências de matriciamento nos territórios (distritos)”.

Além disso, após apresentação do projeto nas unidades de saúde, será realizado, entre 16 de fevereiro e 28 de abril, um intercâmbio de vivência nos hospitais municipais (Socorrão e Socorrinho), na UPA, SAMU e nas Unidades Básicas.

Algumas atividades

25/01 - Apresentação do projeto UBS Santa Rita

26/01 - Apresentação do projeto UBS Milton Lopes

01/02 - Apresentação do projeto UBS Cafeteira

03/02 - Apresentação do projeto UBS Vila Nova

08/02 - Apresentação do projeto UBS Frei Tadeu - KM 1700 (zona rural)

15/02 - Apresentação do projeto UBS Coquelândia (zona rural)

As apresentações em cada distrito incluem profissionais de saúde, comunidade, escolas, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), igrejas e convidados.

Serviço

Quem procura atendimento, pode se dirigir a um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental de Imperatriz: Centro de Atenção Psicossocial Infanto — Juvenil (Av. Dorgival Pinheiro de Souza, n° 163 - Entroncamento), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Álcool e Drogas) e CAPS III Renascer (Rua Projetada B, Complexo de Saúde - Parque Anhanguera, em regime de funcionamento 24h), Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz (Rua Amazonas, n° 520 - Centro).