ARBOVIROSES

Divulgado boletim das notificações de dengue, zika e chikungunya em Imperatriz, do ano de 2022

A maior quantidade de casos de dengue está entre os meses de junho e setembro

Publicado em: 19/01/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Doze equipes de agentes de endemias trabalham diariamente nas visitas domiciliares e uma equipe realiza visita aos pontos estratégicos, com maior probabilidade de proliferação do aedes aegypti. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulga boletim epidemiológico com dados das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em 2022. Documento apresenta a análise das notificações no período de 02 de janeiro a 19 de novembro de 2022, compreendendo as semanas epidemiológicas 1 a 46. São 484 notificações de casos, com confirmação de 318, sendo 249 de dengue, 68 de chikungunya e um de zika.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, explica que as arboviroses são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, por isso a importância das ações preventivas. “Nossas equipes trabalham diariamente com ações preventivas e de alerta para população, pois as arboviroses se constituem como um dos principais problemas de saúde pública. A dengue, por exemplo, é a arbovirose urbana de maior relevância”.

As ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor das arboviroses são intensificadas pela Secretaria de Saúde, frequentemente. Doze equipes de agentes de endemias trabalham diariamente nas visitas domiciliares e uma equipe realiza visita aos 476 pontos estratégicos, mapeados com maior probabilidade de proliferação do aedes aegypti.

“A maior quantidade de casos de dengue está entre os meses de junho e setembro. Até agora houve um óbito confirmado da doença. Dos 80 casos suspeitos de chikungunya, 68 foram confirmados. E dos 45 casos suspeitos de zika, apenas um caso confirmado”, informa Giselly Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Situação nacional - Dados divulgados pelo Ministério da Saúde afirmam que ocorreram, em 2022, 1.378.505 casos prováveis de dengue, 169.574 casos prováveis de chikungunya e 9.260 casos prováveis de zika, em todo o Brasil.

Boletim: https://sti.imperatriz.ma.gov.br/media/transparency/files/bulletin/BOLETIM_ARBOVIROSES_jan-nov_2022.pdf