RENOVAÇÃO

Imperatriz tem mais duas ambulâncias para reforço nos atendimentos do Samu

Unidades foram enviadas para renovação da frota e em 2023 o Município deve receber outras

Publicado em: 12/12/2022 por Luana Barros

Imperatriz tem mais duas ambulâncias para reforço nos atendimentos do Samu

O prefeito Assis Ramos explica que as duas ambulâncias são uma básica e outra de suporte avançado, seguindo a necessidade de reforço nos atendimentos. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou nesta segunda-feira (12) a entrega de duas ambulâncias para o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) – Regional de Imperatriz, enviadas pelo Ministério da Saúde. As viaturas fazem parte da renovação da frota de serviço e em 2023 o Município deve receber outras.

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa; a primeira-dama e deputada eleita, Janaina Ramos; a secretária adjunta de Saúde, Doralina Marques; e a coordenadora do Samu, Kelma Costa, participaram da solenidade, além de outras autoridades e servidores do Município.

O prefeito Assis Ramos explica que as duas ambulâncias são uma básica e outra de suporte avançado, seguindo a necessidade de reforço nos atendimentos. “Isso é resultado de uma gestão que tem se esforçado e se dedicado para conquistar avanços para a saúde de Imperatriz. A gente segue trabalhando, sempre em busca de melhorar os atendimentos à nossa população”.

O Samu é um programa do Governo Federal e o prazo de renovação da frota é de cinco anos, e a cidade de Imperatriz já está nesse prazo. Na gestão do prefeito Assis Ramos a frota foi renovada parte em 2017 e parte em 2018.

Alcemir Costa, secretário de Saúde, falou sobre a importância que o serviço tem. “Temos uma alta rotatividade das ambulâncias, que atendem ocorrências 24h por dia, elevando a quantidade de manutenção e o custo também. Agradecemos ao prefeito Assis Ramos, que se dedica e não tem medido esforços para melhorar a saúde da nossa cidade e um agradecimento especial a todos os servidores do Samu, que fazem a diferença”.

“Mais um reforço para o SAMU regional de Imperatriz. Com mais esses dois equipamentos, somam agora 13 ambulâncias adquiridas pela Prefeitura de Imperatriz, na gestão do prefeito Assis Ramos”, informou a primeira-dama e deputada eleita, Janaina Ramos, durante a solenidade. Ela destacou ainda a necessidade da conscientização da população com relação aos trotes e o envio de ambulâncias para ocorrências inexistentes.

Dados

Em 2022, SAMU 192 - Regional de Imperatriz comemorou 17 anos de serviços prestados na região, com 14 bases descentralizadas, que atendem 36 cidades e um público de mais de 1 milhão de habitantes. Em média, o Samu, somente em Imperatriz, atende 1200 ocorrências, na sua maioria vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, o serviço conta com uma Base Avançada descentralizada no Povoado Coquelândia, na área da Estrada do Arroz, graças a investimentos executados pela Prefeitura de Imperatriz.