Saúde

PREVENÇÃO

Novembro Azul descentraliza serviços com programação que segue até o final do mês

Palestras, corrida, jogo e mutirão de atendimentos integram o cronograma de ações

Publicado em: 07/11/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Novembro Azul descentraliza serviços com programação que segue até o final do mês

Nos dias 16, 17 e 18 será promovido o Mutirão Azul, na Praça Mané Garrincha, onde a Unidade Móvel Oncológica ofertará atendimentos de enfermagem e exames de PSA. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou nesta segunda-feira (07), a abertura oficial da campanha Novembro Azul, que este ano tem como tema “Diga não ao preconceito e sim à vida”, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Centro. Este é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, que conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, é o segundo tipo mais frequente em homens, após os tumores de pele.

Alcemir Costa, secretário de Saúde, explica que “o Município de Imperatriz descentralizou ações para levar serviços e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse câncer durante todo o mês de novembro. Desta forma, iremos atender o maior número possível de homens. A prevenção e a realização de exames frequentes são necessárias nesse combate à doença”.

Alcemir acrescenta ainda que, em Imperatriz, o setor de Oncologia do Município registrou, de janeiro até início deste mês, 78 casos de câncer de próstata.  O setor aponta ainda que de 2018 para cá foram registrados 407 casos. Quando se tratam dos dados de outros tipos de câncer, no mesmo período, soma-se 2.538 casos registrados.

José Elias Mendonça, coordenador do Programa de Saúde do Homem, divulga algumas ações que serão promovidas durante todo o mês. “Serão realizadas diversas atividades como: corrida, jogo, palestras, mutirão, atendimentos da Unidade Móvel Oncológica e do Ambulatório de Saúde do Homem, nas Unidades Básicas de Saúde Vila Lobão, Milton Lopes, Cafeteira e Maria Aragão, em horário estendido (17h às 20h)”.

Nos dias 16, 17 e 18 será promovido o Mutirão Azul, na Praça Mané Garrincha, onde a Unidade Móvel Oncológica, com atendimentos em enfermagem e exames de PSA serão ofertados. Este é um exame de sangue que serve para ajudar a diagnosticar e monitorar o câncer de próstata. Caso haja alteração no exame, equipe do ônibus encaminha para médico urologista.

Saúde