Saúde

SERVIÇOS

Prefeitura apresenta ações da saúde do 3° quadrimestre de 2023

Audiência foi realizada na Câmara de Vereadores

Publicado em: 28/02/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Prefeitura apresenta ações da saúde do 3° quadrimestre de 2023

Medida cumpre a Lei Federal n° 141/12, atendendo a resolução CNS n°459, de 10/10/2012 e apresenta ações e programas promovidos durante este período. (Foto: Edmara Silva)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nesta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores, audiência de prestação de contas do 3° quadrimestre de 2023. Medida cumpre a Lei Federal n.° 141/12, atendendo a resolução CNS n°459, de 10/10/2012 e apresenta ações e programas promovidos durante este período. 

A secretária de Saúde, Doralina Marques, e equipe técnica da Semus apresentaram relatório aos vereadores e responderam aos questionamentos dos parlamentares e da comunidade presente. Com 4.673 profissionais em toda a rede, atividades integram os programas da Atenção Primária em Saúde, Urgência e Emergência, Atendimento/ Acompanhamento Psicossocial, Atenção Especializada e Hospitalar, entre os meses de setembro a dezembro de 2023. 

No período em questão, só na rede de saúde mental foram mais de 40 mil atendimentos. Na Atenção Primária, mais de 56 mil atendimentos entre procedimentos clínicos, cirúrgicos, com finalidade diagnóstica e ações de promoção e prevenção em saúde. 

Já na Atenção Especializada e Hospitalar foram 403.223 procedimentos clínicos, 376.140 procedimentos com finalidade diagnóstica, 36.000 ações complementares da atenção à saúde, 13.594 procedimentos cirúrgicos, 3.489 ações de promoção e prevenção em saúde e 328 órteses, próteses e materiais especiais. Do Samu - 192 regional de Imperatriz, foram 59 atendimentos na motolância, 505 em Unidades de Suporte Avançado (USA) e 2.749 em Unidades de Suporte Básico (USB). 

A secretária de Saúde, Doralina Marques, explica que este é um momento em que se apresenta a fonte, gastos e investimentos dos recursos aplicados no período. “A audiência pública é um momento em que mostramos à Câmara de Vereadores e toda a sociedade, a nossa oferta e produção de serviços públicos na rede. Prestamos contas de forma detalhada de tudo que é realizado”.

A secretária reforçou ainda sobre o volume de atendimentos de serviços encaminhados por outras cidades. “Muitas vezes realizamos até procedimentos que não estamos pactuados. Por isso, precisamos fazer novas pactuações e um novo estudo envolvendo o Governo do Estado e a Comissão Intergestores Bipartite - CIB/MA, pois estes serviços acabam onerando demais o nosso município”. 
 

Servidores, coordenadores dos programas e equipe técnica também participaram da audiência e deram sua contribuição.

Saúde