AÇÃO

Prefeitura entrega tablet, camiseta e protetor solar aos Agentes Comunitários de Saúde

Medida beneficiou cerca de 600 profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família

Publicado em: 20/12/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Evento foi promovido no Templo Central da Assembleia de Deus, nesta terça-feira, 20 de dezembro. (Foto: Edmara Silva)

Semana de Natal cheia de alegria para os 603 Agentes Comunitários de Saúde. Na manhã desta terça-feira (20), a categoria recebeu tablets, camisetas e protetor solar da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus). Evento foi promovido no Templo Central da Assembleia de Deus.

Participaram da mesa de solenidade, o vice-prefeito e secretário, Alcemir Costa; a deputada estadual, Janaina Ramos; a secretária adjunta, Doralina Marques; a coordenadora da Atenção Primária, Sormanne Branco; o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Valdemir Sousa e o agente Magdiel Evangelista França.

“Com muita alegria, entregamos o tablet, uniforme e protetor solar a cada um dos 603 agentes comunitários de saúde. Os itens eram muito esperados pela categoria, e, desde que assumi a Semus, busquei incansavelmente desfazer os entraves que impediam essa entrega, mas conseguimos: juntamente com o sindicato, com o Prefeito Assis Ramos e Atenção Primária. Em julho, entregamos os uniformes aos agentes de endemias e aos nosso colaboradores da Vigilância em Saúde, totalizando 422 profissionais contemplados. Desta forma, já somam mais de mil servidores beneficiados”, explicou o secretário Alcemir Costa.

A deputada estadual e primeira-dama de Imperatriz, Janaina Ramos, falou sobre a importância do evento. “Esse dia ficará marcado para a Atenção Básica, pois é um momento que representa grandes avanços e trará mais eficiência ao atendimento das equipes. O tablet é uma ferramenta tecnológica que irá contribuir com a oferta dos serviços dos agentes junto à população”.

O tablet será utilizado para a atualização do cadastro dos cidadãos, registro da visita domiciliar, visualizar agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vacinação, entre outros atendimentos. A conquista representa um avanço da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, proporciona maior celeridade no envio de dados às plataformas do Ministério da Saúde.

Os uniformes auxiliam na identificação dos profissionais, que realizam visitas domiciliares e dá mais segurança para população que os recebe em casa. Já os protetores auxiliam na proteção à exposição ao sol, com fator adequado ao tipo de exposição que enfrentam diariamente.