Prefeitura realiza ação de conscientização sobre autismo

No decorrer do mês, outras atividades serão desenvolvidas, como: roda de conversa, cinema azul e recreação

Publicado em: 02/04/2024 por Luana Barros

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre autismo

Programação foi realizada em frente à UBS Milton Lopes, no Bacuri (Foto: Assessoria)

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Rede de Saúde Mental, promoveu ação alusiva à data, com panfletagem na Rua Leôncio Pires, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Milton Lopes, no Bacuri. Programação abordou sobre o dia criado em 2007, pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018 e consistiu em distribuir panfletos e outros materiais informativos para pessoas que passavam pela rua e pela unidade.

“Em nossa rede ofertamos um atendimento específico e multiprofissional para pessoas com este transtorno e temos feito de tudo para melhorar cada dia mais. Objetivo da ação de panfletagem é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explicou Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental.

No decorrer do mês, serão realizadas outras ações, como roda de conversa na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na manhã do dia 16 de abril, com profissionais da rede municipal de ensino e do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). E, além disso, será promovido o cinema azul, com crianças e adolescentes, com data a definir e recreação em academia da cidade. Atividades do mês consistem em trabalhar a importância do acolhimento das famílias e direcionamento de formação aos profissionais que atendem aos pacientes.