Saúde

SERVIÇOS

Secretaria de Saúde divulga principais ações realizadas nos meses de setembro e outubro

Vacinação antirrábica, campanhas de prevenção e inauguração de centro de fisioterapia marcam o período

Publicado em: 29/10/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde divulga principais ações realizadas nos meses de setembro e outubro

Espaço funciona nas instalações do prédio ao lado da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, que foi totalmente adaptado e tem capacidade para atender dezenas de pessoas diariamente (Foto: Maria Almeida)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Imperatriz divulgou nesta terça-feira (29) principais ações realizadas nos últimos dois meses. Dentre elas, foi promovida a vacinação antirrábica, a criação do Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMPOD), realização da Conferência Municipal de Saúde, inauguração do Centro de Fisioterapia José Abrantes Sarmento e atividades de prevenção, consultas e exames das campanhas Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Além disso, na sexta-feira (28) a secretária de Saúde de Imperatriz, Doralina Marques, esteve na capital São Luís, junto ao Ministério da Saúde, para receber 224 tabletes de doação do IBGE que serão destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Medida irá melhorar os serviços, ao mesmo tempo, em que dá agilidade aos atendimentos. Em 2022 os ACS de Imperatriz já receberam tabletes, esses agora irão reforçar e ampliar as atividades”, explicou a gestora.

No dia 19 de outubro, a Semus realizou o Dia D de vacinação Antirrábica canina e felina, em 38 pontos, distribuídos em diversos bairros. A vacinação contra a raiva é uma estratégia de prevenção e controle da doença. Uma estratégia que beneficia os animais e a saúde da população, pois impede que o vírus circule.

A criação do COMPOD integrou a programação do setembro amarelo, pois o combate às drogas também está atrelado às ações de prevenção ao suicídio e é uma das principais políticas antidrogas hoje no Brasil que será implementada também no nosso município. É responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas.

A XIX Conferência Municipal de Saúde foi promovida nos dias 19 e 20 de setembro com tema “Desafios e inovação para valorização e qualificação dos profissionais da saúde na promoção da saúde integral” e contou com grupos de discussão, eixos temáticos, plenária, palestras e eleição dos delegados que vão para conferência estadual.

O Centro Municipal de Fisioterapia Doutor José Abrantes Sarmento é um novo equipamento público voltado a reabilitação física e intelectual. Espaço funciona nas instalações do prédio ao lado da Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, que foi totalmente adaptado e tem capacidade para atender dezenas de pessoas diariamente. A estrutura conta com: salas de fisioterapia, consultório de ortopedia, área interna e externa de convivência, sala de atividade instrumental de vida diária, sala de atendimento terapêutico em grupo e individual adulto, espaço de avaliação inicial, consultório de enfermagem, sala de reunião, sala de estimulação precoce, consultório interdisciplinar para avaliação clínico funcional, modalidades física e intelectual.

Já a campanha Outubro Rosa de 2024 teve como tema “Fique atenta aos sinais”, com foco no combate e prevenção ao câncer de mama. A Semus intensificou a oferta de ações não apenas na Divisão de Saúde da Mulher, no CEMI Três Poderes, mas com os atendimentos da Unidade Móvel Oncológica, que percorre diariamente os bairros e povoados com realização de consultas e exames. Na UBS da Vila Fiquene, por exemplo, a ação contou com serviços de aferição de pressão arterial, antropometria, palestra sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino, atendimento médico, atendimento de enfermagem, coleta do exame citopatológico do colo uterino, lanche e entrega de lembrancinhas.

Ações demonstram que mesmo com as dificuldades de se fazer saúde pública em todo o país, Imperatriz tem avançado e se destacado em toda a região.

Saúde