Saúde

PROGRAMAÇÃO

Secretaria de Saúde promove ações da campanha Abril Verde

Objetivo é falar sobre prevenção de doenças ocupacionais psicossociais

Publicado em: 09/04/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde promove ações da campanha Abril Verde

Hoje, e nos dias 10, 11 e 12 de abril serão realizadas palestras no auditório da Polícia Rodoviária Federal (BR-010) (Foto: Divulgação)

Com o tema “Por uma cultura de segurança e saúde ocupacional”, a Secretaria de Saúde (Semus) de Imperatriz, por meio da Rede de Saúde Mental, promove ações da campanha Abril Verde, mês de conscientização dos empregadores e trabalhadores sobre segurança e saúde no trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, são: transtorno de ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade); depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão); burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental) e estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo). Por isso, a necessidade de se trabalhar este tema.

Alberto Clezio, coordenador da Rede de Saúde Mental, traz mais informações sobre a campanha. “Nossas atividades serão desenvolvidas em instituições públicas e privadas, onde falaremos sobre prevenção de doenças ocupacionais psicossociais, como: síndrome de Burnout, depressão, ansiedade generalizada, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e TOC. As doenças mentais são discretas e podem ter um difícil diagnóstico, por isso precisamos ficar atentos e não menosprezar os sintomas”, informou.

Programação Abril Verde - Rede Saúde Mental

Dias 09, 10, 11 e 12- 9h às 11h: Palestra no auditório da Polícia Rodoviária Federal (BR-010)

Dia 15 - 9h às 12h: Palestra no auditório do CRAS do Bom Jesus

Dia 18 - 13h às 16h: Palestra no CREAS

Dia 25 - 8h30: Roda de conversa no Hospital São Rafael

Dia 26 - 14h às 17h: Atividade na praça central do Imperial Shopping

Dia 27 - 8h às 10h: Palestra na empresa Hidrozon

 

Outras atividades também serão realizadas, na próxima semana, por equipe multiprofissional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Imperatriz, por meio de visitas e palestras nas empresas Potiguar e Suzano sobre “Burnout e Esgotamento no Trabalho” e “Cuidado da saúde no trabalho”, além de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre “Saúde do Trabalhador na Atenção Básica” e na UPA São José sobre “Reconhecimento e notificação do adoecimento do trabalhador nas urgências”. 

Saúde