Saúde

INVESTIMENTO INTELECTUAL

Servidores passam por capacitação para aperfeiçoamento do atendimento ao público

Nas UBS’s, ocorre treinamento sobre humanização. Na UPA São José o trabalho sobre protocolos de enfrentamento à monkeypox. No HMI, atualização em reanimação cardiopulmonar

Publicado em: 08/09/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Servidores passam por capacitação para aperfeiçoamento do atendimento ao público

Treinamento sobre humanização vai contemplar todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza treinamentos sobre atendimento humanizado nas Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa já contemplou oito UBS da cidade com temas que envolvem empatia, cordialidade, paciência, entre outros assuntos, essenciais à Rede de Atenção Primária, porta do Sistema Único de Saúde.

Já receberam o treinamento, profissionais das unidades do Parque Sanharol, Vila Lobão, Boca da Mata, São José, Maria Aragão, Bom Sucesso, Vila Davi e Santa Rita. "Nas primeiras semanas foram essas, porém a ação vai contemplar todas as nossas unidades, conforme cronograma que temos", ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explicou "que as ações fazem parte da política de gestão do prefeito Assis Ramos, com foco no aprimoramento dos profissionais. A saúde, bem sabemos, é uma área sensível e precisamos que os nossos servidores tenha um olhar além da saúde física, mas também emocional e psicológica do paciente, por isso é importante esse trabalho", destacou.

Ele acrescentou ainda que, além das Unidades Básicas de Saúde, "outros espaços também recebem treinamentos dentro das suas especificidades, a exemplo do Socorrão e da UPA”, pontua.

UPA São José

Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura também realizou capacitação para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do São José, sobre protocolos e fluxos assistenciais de enfrentamento à monkeypox, popularmente chamada de varíola dos macacos.

Treinamento, norteado pelas normas e diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde, é uma preparação do Município para atender eventuais casos da varíola que possam surgir na cidade.

A monkeypox é uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar de ser chamada de varíola dos macacos, os primatas não humanos não são reservatórios e nem os hospedeiros.

Socorrão

Em andamento, também ocorre o Treinamento e Atualização em Reanimação Cardiopulmonar do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Mais de 70 técnicos de enfermagem já participaram da capacitação, ofertada pela Prefeitura de Imperatriz em parceria com o Ceuma.  Esta é mais uma iniciativa do Município visando o aperfeiçoamento dos servidores.

A Capacitação, que iniciou em agosto, ocorre de segunda a sexta-feira na sala de treinamentos do hospital, sendo uma turma pela manhã e outra no período da tarde. Serão 30 turmas, cada uma com 10 vagas, que terão o aperfeiçoamento até o final de setembro. Os interessados podem fazer a pré-inscrição na sala de treinamento do Socorrão, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h.

Saúde