INVESTIMENTO INTELECTUAL

Servidores passam por capacitação para aperfeiçoamento do atendimento ao público

Nas UBS’s, ocorre treinamento sobre humanização. Na UPA São José o trabalho sobre protocolos de enfrentamento à monkeypox. No HMI, atualização em reanimação cardiopulmonar

Publicado em: 08/09/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Treinamento sobre humanização vai contemplar todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realiza treinamentos sobre atendimento humanizado nas Unidades Básicas de Saúde. A iniciativa já contemplou oito UBS da cidade com temas que envolvem empatia, cordialidade, paciência, entre outros assuntos, essenciais à Rede de Atenção Primária, porta do Sistema Único de Saúde.

Já receberam o treinamento, profissionais das unidades do Parque Sanharol, Vila Lobão, Boca da Mata, São José, Maria Aragão, Bom Sucesso, Vila Davi e Santa Rita. "Nas primeiras semanas foram essas, porém a ação vai contemplar todas as nossas unidades, conforme cronograma que temos", ressalta a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

O secretário de Saúde, Alcemir Costa, explicou "que as ações fazem parte da política de gestão do prefeito Assis Ramos, com foco no aprimoramento dos profissionais. A saúde, bem sabemos, é uma área sensível e precisamos que os nossos servidores tenha um olhar além da saúde física, mas também emocional e psicológica do paciente, por isso é importante esse trabalho", destacou.

Ele acrescentou ainda que, além das Unidades Básicas de Saúde, "outros espaços também recebem treinamentos dentro das suas especificidades, a exemplo do Socorrão e da UPA”, pontua.

UPA São José

Nesta quinta-feira (8), a Prefeitura também realizou capacitação para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do São José, sobre protocolos e fluxos assistenciais de enfrentamento à monkeypox, popularmente chamada de varíola dos macacos.

Treinamento, norteado pelas normas e diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde, é uma preparação do Município para atender eventuais casos da varíola que possam surgir na cidade.

A monkeypox é uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar de ser chamada de varíola dos macacos, os primatas não humanos não são reservatórios e nem os hospedeiros.

Socorrão

Em andamento, também ocorre o Treinamento e Atualização em Reanimação Cardiopulmonar do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Mais de 70 técnicos de enfermagem já participaram da capacitação, ofertada pela Prefeitura de Imperatriz em parceria com o Ceuma.  Esta é mais uma iniciativa do Município visando o aperfeiçoamento dos servidores.

A Capacitação, que iniciou em agosto, ocorre de segunda a sexta-feira na sala de treinamentos do hospital, sendo uma turma pela manhã e outra no período da tarde. Serão 30 turmas, cada uma com 10 vagas, que terão o aperfeiçoamento até o final de setembro. Os interessados podem fazer a pré-inscrição na sala de treinamento do Socorrão, no período de 8h às 12h e das 14h às 18h.