PREVENÇÃO

Setor de Oncologia promove café com as princesas no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes

Ação da Secretaria de Saúde integra programação do Outubro Rosa

Publicado em: 21/10/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Emoção, força e gratidão marcaram o evento, que teve direito a desfile no tapete vermelho e coroação das princesas. (Foto: Edmara Silva)

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (21), a quinta edição do café com as princesas, pacientes atendidas pelo Setor de Oncologia do Município, no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes.

Emoção, força e gratidão marcaram o evento, que teve direito a desfile no tapete vermelho e coroação das princesas. Ação foi realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e faz parte da programação da campanha Outubro Rosa.

“Essa é mais uma ação da Prefeitura, nessa campanha que teve atividades por toda a cidade, de forma descentralizada e envolvendo o máximo de pessoas, com objetivo de alertar para os cuidados com a saúde, sobretudo, a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Sormanne Branco, coordenadora da Atenção Primária em Saúde, esteve presente no café e falou da emoção que é participar do evento. “Tão lindo ver essas princesas desfilando nesse tapete vermelho, um evento recheado de emoção. É muito importante realizarmos os exames preventivos. Quando o câncer é descoberto no início, as chances de cura são bem maiores”.

Eva Messias, secretária de Políticas Para a Mulher, também participou do café com as princesas. “Nós realizamos diversas ações com mulheres em situação de violência e em todas alertamos sobre a importância dos cuidados com a saúde e com a prevenção. Nesse mês também promovemos atividades voltadas à campanha Outubro Rosa”.

Soraya Marinho Fonseca, de 35 anos, descobriu há poucos dias o câncer e está em tratamento através do Setor de Oncologia do Município. “Descobri nessa quarta-feira agora e já iniciei o tratamento. Estou muito grata por este evento e tenho a certeza que todas nós estaremos aqui no próximo ano dando testemunho da nossa cura”.

A coordenadora do setor de Oncologia, Vilenice Batista, destacou a importância do momento. “Estamos homenageando essas mulheres guerreiras que fazem o tratamento de câncer e aproveitando para reforçar a conscientização da população sobre a importância da prevenção. Essa é a quinta edição desse evento que também promove fé e autoestima para nossas pacientes”, destacou.

A coordenadora aproveitou a oportunidade para divulgar a realização da segunda edição do Pedal Solidário, também da campanha Outubro Rosa, neste sábado, 22 de outubro, às 16h, com saída da porta do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes. Pedal terá percurso de 15 km e já tem mais de 500 participantes inscritos.