ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEDES realiza atendimentos do CRAS Itinerante em comunidades do município
Ações incluem atualização do Cadastro Único, Bolsa Família e emissão da Carteira do Idoso
Publicado em: 23/01/2026 por Ana Maria Nascimento

Atendimentos do CRAS Itinerante levam os serviços da proteção social básica às comunidades, garantindo orientação e apoio às famílias (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realiza ações do CRAS Itinerante em vários locais do município. A iniciativa busca levar os serviços da proteção social básica a pessoas que não conseguem se deslocar às unidades fixas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A primeira ação do ano ocorreu no dia 13 de janeiro, na Vila Nova, com atendimentos vinculados ao CRAS Santa Lúcia. O CRAS Itinerante funciona por meio de uma equipe volante formada por profissionais da assistência social, que se desloca até comunidades mais distantes para ofertar os serviços socioassistenciais.
A superintendente de Proteção Social Básica, Karollyne Milhomem, explica como ocorre a definição das localidades atendidas. “A escolha dos locais é basicamente feita pela maior distância entre a comunidade e o CRAS fixo daquela abrangência. Por exemplo, o CRAS já é para ser localizado em um lugar onde há maior vulnerabilidade e risco social, porém, ainda assim, tem muitas localidades que ficam bem distantes”.
A seleção dos territórios é realizada a partir de um mapeamento técnico, que considera fatores como dificuldade de acesso por transporte público, características territoriais e situações de vulnerabilidade social.
Com base nesse diagnóstico, as ações são organizadas para atender a população da área de abrangência. Durante os atendimentos, são ofertados serviços como atualização do Cadastro Único, inclusão no Programa Bolsa Família, emissão da Carteira do Idoso e atendimentos com assistente social, psicóloga e pedagoga.
Além dos atendimentos individuais, o CRAS Itinerante também atua de forma integrada com programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Criança Feliz. “Sabemos que ainda é difícil abranger todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos dentro da unidade fixa. Então, o CRAS Itinerante, quando vai para esses lugares mais distantes, também leva esses serviços para identificar prioridades daquela comunidade”, explica a superintendente.
A próxima edição do CRAS Itinerante acontece no povoado Petrolina, por meio de ação do CRAS Coquelândia, no dia 28 de janeiro, das 8h às 12h, na Escola Juscelino Kubitschek. Durante a atividade, serão ofertados serviços de atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, inclusão no Programa Bolsa Família e atendimentos com pedagoga, psicóloga e assistente social.
Para o atendimento, é necessário apresentar os documentos originais de todos os moradores do domicílio: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, talão de energia, título eleitoral e declaração escolar.




