Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos das escolas Pirangi e Lauro Tupinambá recebem orientações sobre regras de trânsito

Palestras reforçam conscientização como uma das principais ferramentas para evitar acidentes

Publicado em: 24/08/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Estudantes escutam atentamente as orientações sobre segurança no trânsito. (Foto: Maira Soares)

Os alunos das escolas Lauro Tupinambá, situada na rua Coriolano Milhomem, no Bacuri, e Pirangi, na Rua Primavera, no Parque Alvorada II, participaram nessa semana de palestras que reforçam orientações sobre regras de trânsito em Imperatriz. Trabalho é realizado por agentes e instrutores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

O ciclo de palestras, que se intensificou no começo deste mês, tem como foco os papéis que devem ser exercidos por crianças, jovens e adultos de forma consciente e cuidadosa sobre convivência social no trânsito, evitando acidentes.

“Orientamos crianças e adolescentes sobre a importância de, ao atravessar a rua, ver e ser visto, da necessidade de olhar para os dois lados da via, além dos deveres de como ser um bom ciclista, e o uso do cinto de segurança a todos os ocupantes do veículo”, explica o instrutor Marcos Vinicius, da Setran.

Ele ressalta que todo processo de ensino aprendizagem é realizado de forma lúdica com apoio de vídeo, brincadeiras, conversas e palestras entre os participantes. Objetivo é conscientizá-los para o trânsito mais seguro em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

Teresinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, diz que “o investimento na educação para o trânsito também faz parte do compromisso da gestão do prefeito Assis Ramos. Desde o início do governo trabalha para fortalecer a importância na segurança, inclusive com a modernização dos equipamentos de fiscalização eletrônica, videomonitoramento e ampliação da sinalização vertical e horizontal de ruas e avenidas de Imperatriz”.

“As crianças podem ajudar os pais a não cometerem infrações de trânsito, a respeitar a faixa de pedestres, até observar o limite de velocidade do veículo. Essas ações de educação para o trânsito surtem efeitos bastante positivos”, concluiu.

Trânsito e Transportes