Trânsito e Transportes

Publicado em: 29/08/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Crianças aprendem sobre segurança no trânsito durante palestra na Vila Lobão

Projeto visita com frequência escolas levando mensagem aos estudantes, professores e demais servidores (Foto: Maira Soares)

Pare, olhe e siga! Essa é uma das regras de segurança no trânsito repassada às crianças durante palestra realizada na manhã desta segunda-feira (29) aos alunos da Escola Municipal Santa Cruz, na Vila Lobão. Ações educativas são voltadas à formação dos futuros motoristas e pedestres, para atitudes mais seguras e conscientes no trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

O instrutor Marcos Vinicius, da Secretaria de Trânsito, diz que a “roda de conversa” é realizada de maneira lúdica, aliada a diversão e conhecimento às crianças que aprendem sobre segurança viária, sinalização e travessia correta e segura nas faixas de pedestres em Imperatriz. “Em nossas palestras educativas sobre segurança no trânsito utilizamos recursos com vídeos e imagens, visando promover a interação das crianças”, frisa.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, diz que nesta semana serão realizadas palestras educativas nas escolas Presidente Costa e Silva, no bairro Nova Imperatriz; Princesa Isabel, no Centro, e o Centro Educacional Maranhense, no Planalto. “A nossa luta é por conscientização de todos no trânsito, evitando sinistros com vítimas leves e graves”.

Os alunos receberam orientações sobre o uso correto dos equipamentos de proteção, proibição do transporte de crianças menores de 7 anos em motocicletas e o uso do cinto de segurança ou cadeirinha nos veículos referentes à sua idade. Além disso, os alunos crescem sendo orientados sobre cuidados necessários para evitar acidentes nas vias.

“Vamos continuar interagindo com as crianças e adolescentes para alertá-los sobre o papel deles de fiscalizar seus pais na condução no trânsito”, conclui.

Trânsito e Transportes