Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

“Onda Verde” sincroniza semáforos na Avenida Dorgival Pinheiro

Tecnologia representa mais segurança e visibilidade aos condutores e pedestres

Publicado em: 10/04/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

“Onda Verde” sincroniza semáforos na Avenida Dorgival Pinheiro

Avenida Dorgival Pinheiro têm semáforos sincronizados no trecho das ruas Sergipe a Maranhão, Centro (Foto: Patrícia Araújo)

Depois de concluir a modernização dos grupos semafóricos, com substituição das lâmpadas comuns e a instalação de novos aparelhos de LED, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, concluiu o projeto de sincronização dos semáforos da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no trecho das ruas Sergipe à Maranhão.

Nova tecnologia representa mais segurança e visibilidade aos condutores de veículos, ao contrário dos antigos grupos focais que eram alimentados por lâmpadas de filamentos (velhas). Alan Wesley, coordenador de sinalização semafórica, explica que foram modernizados os controladores que permitem realizar a sincronização entre os semáforos, via modelo GPS, criando a “Onda Verde”. “Esse sistema vai proporcionar aos motoristas maior fluidez na Avenida Dorgival Pinheiro, evitando paradas com frequência, além de reduzir o tempo de espera, que varia de 30 a 40 segundos”, ressalta.

Ele afirmou que foi orientado pelo secretário de Trânsito, Leandro Braga, para que sejam realizados estudos para implementação da “Onda Verde” em outros pontos da cidade. “A Bernardo Sayão será a próxima avenida a receber a sincronização pelo Núcleo de Engenharia Eletrônica, da Setran”, pontuou.

Também estão sendo modernizados os grupos semafóricos da Rua Luís Domingues e das avenidas Getúlio Vargas e Bernardo Sayão. A medida representa uma economia aos cofres públicos, com redução da conta de energia elétrica e a constante troca de lâmpadas.

Trânsito e Transportes