Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Palestra sobre educação no trânsito conscientiza alunos de escola infantil

Ação orienta sobre comportamento seguro e perigos que o trânsito oferece

Publicado em: 30/09/2022 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Palestra sobre educação no trânsito conscientiza alunos de escola infantil

Palestras orientam crianças e adultos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito nas vias públicas de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

Várias ações educativas foram realizadas neste mês de setembro, principalmente durante o período da Semana Nacional de Trânsito (SNT), em todo país pelos órgãos de segurança viária com objetivo de conscientizar e reduzir ocorrências de sinistros de trânsito. Em Imperatriz, o trabalho de palestras, orientações e blitz foi intensificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

Agentes e instrutores do Departamento de Educação para o Trânsito realizaram palestras em empresas, escolas, shoppings e vias públicas com objetivo de orientar crianças e adultos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. A maioria das palestras ocorreu em escolas de educação infantil na sede e zona rural de Imperatriz.

Terezinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, informou que foram ministradas palestras aos alunos das escolas Afonso Pena, no povoado KM 1.700, situado à margem da BR-010; colégio Metropolitano, no Centro; Escola Santa Luzia, no Santa Rita; Escola Castelo do Saber (antigo Rui Barbosa), setor Beira Rio, e na creche Jair Rosignoli, no Santa Inês.

“Palestras foram direcionadas desde o mês de fevereiro para escolas públicas e privadas, sendo reforçado esse trabalho neste mês de setembro com resultados bastante positivo, onde vários projetos foram desenvolvidos por alunos e professores voltados à educação para o trânsito”, comemora Teresinha Miranda, que destaca o engajamento da comunidade escolar no projeto de ação educativa de trânsito em Imperatriz.

Ela observa que “essa iniciativa conscientiza motoristas e pedestres sobre o valor da vida ao dirigir com segurança e responsabilidade, evitando que a pessoa expresse ódio e estresse quando o uso de vias públicas em Imperatriz. “O mais importante é o respeito, a cidadania e os valores da vida no trânsito”, afirma.

Sinalização viária

Além de ações de educação para o trânsito, o setor de Engenharia e Tráfego também implementou nesta sexta-feira (30) a revitalização de faixas de pedestres em frente a nova Escola Paulo Freire, inaugurada nesta semana pelo prefeito Assis Ramos, situada na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Amazonas.

“Também foram substituídas sinalização nos cruzamentos da Rua Iracema, com a Avenida Santa Tereza; Nova Imperatriz; Rua Monte Castelo, no Centro, e Rua da Assembleia, na Vila Lobão”, concluiu.

Trânsito e Transportes