Trânsito e Transportes

TRÂNSITO

‘Pé na Faixa’ orienta pedestres sobre travessia segura

Projeto conscientiza motorista a respeitar sinalização

Publicado em: 11/04/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

‘Pé na Faixa’ orienta pedestres sobre travessia segura

"Pé na Faixa" orienta pedestres sobre maneira correta de fazer travessia na via sinalizada (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de orientar pedestres a utilizar com segurança a faixa para atravessar a rua, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, desenvolve desde o ano passado o projeto “Pé na Faixa”. A ação começa a surtir efeito positivo a partir do momento em que o cidadão coloca em prática as orientações repassadas pelos agentes e instrutores do núcleo de Educação para o Trânsito.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda orienta que, ao chegar à faixa de pedestre, o usuário deverá se manter na calçada e palmar a mão (sentido pare) em direção dos condutores para que reduzam a velocidade e pare o veículo na linha de retenção. “O pedestre deverá observar que o motorista ao parar o veículo, ‘autorizou’ a fazer a travessia de maneira segura na faixa”, observa.

Ela ressalta a importância do projeto que, com a travessia feita corretamente, proporciona um melhor ordenamento no trânsito, evitando atropelamentos e acidentes com vítimas fatais ao utilizar a faixa de pedestre. “A preocupação do prefeito Assis Ramos e do secretário Leandro Braga é a de fomentar a cultura do respeito ao pedestre, assim como ocorre em diversos outros grandes centros urbanos do País”. “Essa campanha estimula uma melhor convivência entre pedestres e motoristas em Imperatriz”, completa.

A coordenadora justifica que a campanha “Pé na Faixa” simboliza ainda uma mudança de hábito dos motoristas em Imperatriz, reduzindo gradualmente ocorrências de acidentes no trânsito e de internações hospitalares que geram elevados custos aos cofres públicos.

“Temos feito todas as quintas-feiras mobilizações em cruzamentos de ruas e avenidas da cidade para orientar os pedestres sobre a maneira correta de atravessar a faixa”, disse ela, ao anunciar que nesta semana, o “Pé na Faixa” acontecerá na Rua Luís Domingues, das 8h às 10h, em frente ao Hospital Municipal Infantil (HMI), Socorrinho.

Trânsito e Transportes