Trânsito e Transportes

INCLUSÃO

Prefeitura entrega cartão de estacionamento para idosos

Interessados podem realizar solicitação para ter direito às vagas exclusivas

Publicado em: 07/12/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura entrega cartão de estacionamento para idosos

Coordenadora de Educação para o Trânsito na solenidade de entrega dos cartões na Casa do Idoso Feliz. (Foto: Maira Soares)

Os idosos têm o direito assegurado de estacionar em locais específicos, tanto em espaços públicos quanto privados. Para efetivar esse direito, conforme a legislação específica, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) distribuiu, nesta semana, mais de 70 cartões de estacionamento para idosos na cidade.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da Setran, Terezinha Miranda, foram realizadas visitas à Casa do Idoso Feliz e à Associação Pró-Idoso para a entrega das credenciais. “Pessoas a partir de 60 anos podem solicitar o cartão, que possibilita o estacionamento em locais reservados”, afirmou.

O cartão de estacionamento permite que os idosos, geralmente com mobilidade reduzida, utilizem vagas da Zona Azul, estacionamentos de shoppings, supermercados, hospitais, entre outros. Interessados podem procurar a Setran ou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A autorização especial para estacionamento é um direito garantido em todo o território nacional, podendo ser usufruído tanto pelos idosos quanto pelos motoristas que os transportam. A Lei 10.741/03 estabelece que 5% das vagas de estacionamento sejam destinadas a esse público.

Trânsito e Transportes