Trânsito e Transportes

Quarto encontro do Agente de Trânsito Mirim aborda sobre o tripé do trânsito

As duas últimas etapas ou módulos do projeto serão em outubro e novembro

Publicado em: 17/08/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Quarto encontro do Agente de Trânsito Mirim aborda sobre o tripé do trânsito

Estudantes participam de mais uma etapa do Agente de Trânsito Mirim, da Setran. (Foto: Maira Soares)

Educação, engenharia e fiscalização formam o tripé do trânsito, tema que foi abordado no 4º encontro do “Agente de Trânsito Mirim”, projeto social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito Transportes (Setran), por intermédio do Departamento de Educação para o Transito (DET). O público-alvo desse projeto são estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 07 a 12 anos.

Durante o encontro mensal ocorrido na quarta-feira (17), nas dependências do departamento de Educação, no Estádio Frei Epifânio, os colegiais receberam informações detalhadas sobre o tripé do trânsito e como devem se comportar para um trânsito seguro.

“A parte de Educação, sinalização ou seja, engenharia, sinalização horizontal e vertical foi abordada por mim, enquanto que a parte de fiscalização pelo agente de trânsito Genário”, ressaltou a coordenadora do departamento de trânsito, Terezinha Miranda.

Pioneiro e um dos principais projetos sociais da Setran, o “Agente de Trânsito Mirim” teve sua primeira turma criada em 2018, no segundo ano do primeiro mandato do prefeito Assis Ramos, com apoio do próprio gestor e do secretário de trânsito, Leandro Braga, e de lá para cá vem sendo um sucesso. No período da pandemia houve redução do número de participantes, mas essa situação vem sendo superada.

Ao longo dos anos o projeto vem desenvolvendo várias atividades educativas de prevenção a acidentes de trânsito e de respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os estudantes participam de ações especificas do projeto e de ações gerais da Setran como por exemplo na Semana Nacional do Trânsito, em setembro.

Próximos módulos

Cada encontro é um módulo. Os próximos dois módulos, que encerram o projeto, serão realizados nos meses de outuro e novembro e vão abordar os temas Primeiros-socorros e prevenção as drogas, respectivamente.

Trânsito e Transportes