Trânsito e Transportes

AÇÃO

Semana é marcada por diversas ações educativas no trânsito

Atividade faz parte do Programa de Educação para o Trânsito, promovido pela Setran

Publicado em: 06/12/2023 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Semana é marcada por diversas ações educativas no trânsito

Ação na Getúlio Vargas com rua Alagoas (Foto: Maira Soares)

A busca por um trânsito seguro e responsável, é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). Diante disto, ações educativas são realizadas frequentemente em ruas, escolas e empresas, visando uma maior conscientização da população com relação ao papel de cada um na valorização da vida.

O Departamento de Educação para o Trânsito (DET), responsável pela aplicação do projeto na cidade, reforça práticas importantes como o respeito a faixa de pedestre, a obediência aos semáforos, placas, e não menos importante, o respeito e cuidado ao próximo.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda, reforça que nesse final de ano, os números de acidentes aumentam, isso devido às festividades de natal, ano novo, além das férias escolares. Por conta disso, o cuidado no trânsito deve ser redobrado.

“Estamos em várias ruas importantes de grande movimento da cidade, levando informação, alertando sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mostrando na prática que a gentileza, atenção e cuidado com o próximo podem salvar vidas. Infelizmente nessa época do ano, entre dezembro e janeiro, os casos de acidentes e mortes no trânsito triplicam, ou seja, todo cuidado é pouco”, pontua.

 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil teve um aumento de 13,5% de mortes, entre 2010 e 2020. De acordo com dados, os acidentes com motocicletas foram os responsáveis pelo crescimento. Já com relação a óbitos por atropelamentos, houve uma redução na quantidade, e isso se deve muito as campanhas de educação no trânsito que são realizadas diariamente no decorrer do ano.

Trânsito e Transportes